Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ lança edital para primeira turma do mestrado EAD em Energia e Sociedade
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ lança edital para primeira turma do mestrado EAD em Energia e Sociedade

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2024, 17h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 17h58 | Acessos: 1399

O Cefet/RJ publicou, no dia 29 de outubro, o edital de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Energia e Sociedade (PPGES), o primeiro curso de mestrado aprovado pela CAPES no Brasil na modalidade educação a distância (EAD). O período de inscrições vai de 14 de novembro de 2024 até 14 de janeiro de 2025, com o início das aulas previsto para 17 de março. Clique aqui para conferir o edital.

O edital do PPGES disponibiliza 20 vagas, com 25% reservadas a candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e 5% para pessoas com deficiência. As vagas estão distribuídas entre os oito temas de pesquisa do programa, que abrangem áreas como biorrefinarias baseadas em resíduos, uso de biocombustíveis e hidrogênio renovável no transporte, transporte e desenvolvimento sustentável, entre outros.

A seleção inclui análise do Currículo Lattes, do histórico de graduação e da proposta de pesquisa, além de prova de inglês ou comprovação de proficiência na língua. As inscrições são totalmente gratuitas e deverão ser realizadas no site do processo seletivo, onde serão atualizadas todas as informações sobre o andamento da seleção.

Sobre o curso

O PPGES é um programa interdisciplinar dividido em duas linhas de pesquisa: Energia Limpa e Meio Ambiente e Gestão e Desenvolvimento Social. O curso é destinado a profissionais e acadêmicos interessados em desenvolver pesquisas sobre o impacto das transformações energéticas na sociedade. Além da base teórica, o programa do curso inclui estudos de casos práticos e a análise de projetos que visam à inovação no setor energético.

Num contexto de transição para o uso de fontes de energia mais sustentáveis e renováveis, o novo mestrado pretende atender à demanda por formação qualificada em questões energéticas. Nesse objetivo, a modalidade EAD irá permitir maior acesso a estudantes de todo o Brasil, garantindo flexibilidade e qualidade na capacitação.

De acordo com o edital, o curso também prevê a realização de atividades, encontros e avaliações presenciais, na Unidade Maracanã, em datas previamente agendadas.

Para saber mais sobre a infraestrutura, as linhas de pesquisa e o corpo docente do programa, acesse o portfólio do curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página