3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E CONTATOS
3.1. DIREÇÃO-GERAL (DIREG)
Responsável por conduzir, implementar e acompanhar as políticas e as ações institucionais do Cefet/RJ, em conformidade com as diretrizes e as resoluções homologadas pelo Conselho Diretor e demais conselhos da instituição (em consonância com o Estatuto, o Regimento Interno e o Plano de Desenvolvimento Institucional). Tem como atribuições:
- acompanhamento e tramitação de processos de servidores e de discentes;
- acompanhamento de processos de compra de material permanente, de consumo e demais serviços;
- recebimento, expedição e controle da correspondência oficial;
- emissão de portarias e resoluções da instituição;
- coordenação da política de comunicação social e informação da instituição;
- planejamento e supervisão das políticas de ensino, pesquisa, extensão e administração do Sistema Cefet/RJ;
- planejamento dos recursos orçamentários do Sistema Cefet/RJ;
- nomeação e exoneração de cargos, funções gratificadas e cargos de direção;
- cumprimento de políticas e de diretrizes aprovadas nos conselhos institucionais e no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Gabinete
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Telefone: (21) 2566-3110
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Diretor-geral: Maurício Saldanha Motta ( nomeado pela Portaria/MEC nº 165, de 25/03/2021)
Vice-diretora: Gisele Maria Ribeiro Vieira
Chefe de Gabinete: Michele Roberta Rosa e Silva
Secretário da Chefia de Gabinete: Vitor Luiz Nascimento Adão
3.1.1. Assessoria de Convênios e Relações Internacionais (ASCRI)
Responsável pela coordenação das atividades de cooperação internacional no âmbito do Sistema Cefet/RJ e identificação das demandas voltadas à internacionalização em níveis de ensino, pesquisa e extensão, buscando a ampliação contínua de oportunidades ao público acadêmico, no âmbito de suas competências. Tem as seguintes atribuições:
- gestão dos acordos de cooperação internacional;
- orientação, avaliação e parecer relativos a processos de solicitação de afastamento do país de servidores do quadro permanente do Cefet/RJ;
- gestão da aplicação de provas de TOEFL ITP;
- gestão dos procedimentos relativos a intercâmbio estudantil.
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Telefone: (21) 2566-3014
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.1.2. Biblioteca Central (BIBCE)
Responsável pela oferta dos seguintes serviços:
- empréstimo domiciliar e empréstimo especial;
- empréstimo entre as bibliotecas dos campi do Cefet/RJ e de outras instituições (EEB);
- reserva e renovação;
- orientação à pesquisa bibliográfica;
- elaboração de ficha catalográfica (trabalhos acadêmicos e materiais produzidos pela instituição);
- terminal para consulta ao acervo;
- catálogo on-line (http://biblioteca.cefet-rj.br);
- acesso aberto ao Portal de Periódicos Capes/MEC via rede Cefet/RJ;
- emissão de nada-consta;
- acesso à internet via wi-fi;
- salão de leitura e estudo individual;
- salas de estudo em grupo;
- videoteca.
Procedimentos e documentação necessária
- Cadastro na biblioteca:
- documento de identidade ou CPF e;
- carteira de estudante atual ou documento com número de matrícula atualizado que comprove seu vínculo com o Cefet/RJ.
- Consulta ao acervo:
- o usuário poderá acessar livremente as estantes e retirar os títulos de seu interesse;
- ao usuário externo (sem vínculo com o Cefet/RJ) é permitida apenas a consulta local.
- Empréstimo: para realizar o empréstimo, é necessário cadastro na biblioteca do seu campus.
Atenção! As bibliotecas dos campi do Cefet/RJ possuem regulamentos internos, com informações sobre prazos e normas de empréstimo. Além disso, podem oferecer outros tipos de serviços. Para demais informações, entre em contato com a biblioteca do seu campus.
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Telefone: (21) 2566-3138
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
3.1.3. Coordenação de Concursos (CCONC)
Responsável pela coordenação, planejamento, execução e supervisão de concursos para docentes, técnico-administrativos e discentes do Cefet/RJ, o que compreende as seguintes etapas:
- elaboração do documento-base para os editais de licitação;
- elaboração dos editais que normatizam os concursos;
- supervisão das inscrições nos concursos;
- coordenação das bancas elaboradoras das questões das provas;
- supervisão da digitação das provas;
- supervisão da impressão das provas;
- supervisão da aplicação das provas;
- coordenação da correção das provas discursivas;
- supervisão do acolhimento aos pedidos de vista de prova;
- supervisão do acolhimento aos pedidos de nova correção das provas;
- coordenação da nova correção das provas;
- elaboração das listas de matrículas;
- atendimento ao público (presencial e por telefone).
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Telefone: (21) 2569-4338 / (21) 2566-3182
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
3.1.4. Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Responsável pela divulgação de informações institucionais em diferentes meios, como sítio institucional, informativo eletrônico, intranet, redes sociais, lista de e-mails e veículos de imprensa. Suas principais atividades são:
- apuração, produção, revisão e publicação de textos jornalísticos;
- divulgação e cobertura de eventos;
- revisão da revista Tecnologia & Cultura;
- gestão do sítio institucional e da intranet;
- gerenciamento do canal Fale Conosco;
- comunicação interna;
- relacionamento com a imprensa;
- gestão de perfis institucionais nas redes sociais;
- planejamento estratégico da comunicação organizacional;
- planejamento, elaboração e divulgação de campanhas;
- planejamento de eventos e organização de cerimonial.
Coordenou, em conjunto com a Divisão de Programação Visual, o processo de elaboração, formatação e divulgação desta Carta de Serviços ao Cidadão.
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Telefone: (21) 2566-3169
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.1.5. Divisão de Programação Visual (DPROV)
Responsável pela produção de materiais gráficos, impressos ou virtuais, atribuindo ordem, estrutura e forma visual à informação, visando à uniformização dos produtos desenvolvidos pela instituição, para que se mantenha um mesmo padrão visual em todos os campi adequado à identidade institucional. Nesse sentido, cria e desenvolve projetos como:
- programação visual para evento (englobando símbolo, logotipo e materiais de divulgação variados);
- símbolo (logo);
- cartaz, banner, folder, convite, certificado, catálogo, manual e correlatos;
- cartão de visita;
- sistemas de sinalização;
- revistas e informativos;
- formulários em geral.
Dentre suas atividades, encontra-se, ainda, a concepção e a padronização da identidade visual do Cefet/RJ, tendo, assim, grande responsabilidade na gestão da marca da instituição.
Colaborou com a Assessoria de Comunicação Social no processo de elaboração, formatação e divulgação desta Carta de Serviços ao Cidadão.
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Telefone: (21) 2566-3071
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.1.6. Prefeitura
Responsável pela solução de questões relacionadas à infraestrutura, visando à melhoria e à ampliação das instalações prediais dos campi do Cefet/RJ, das condições de transporte em serviço, da segurança patrimonial, da limpeza e de serviços de apoio, como mudanças nos ambientes internos. O prefeito atua diretamente no campus sede (Maracanã) e administra as demandas dos outros campi. São atribuições pertinentes à Prefeitura a administração do(a):
- uso rotineiro dos espaços de uso comum, bem como do estacionamentos e dos pátios;
- gestão de pessoal terceirizado das atividades de limpeza e conservação interna e externa;
- transporte em veículos oficiais para atividades de serviços diversos, além do abastecimento e conservação da frota;
- serviço de vigilância e recepção de portarias;
- cadastramento das áreas físicas e da infraestrutura;
- elaboração de projetos, especificações, orçamentos e cronogramas para obras nos campi do Cefet/RJ;
- execução dos serviços e pequenas obras de manutenção predial;
- fiscalização de obras em todos os campi do Cefet/RJ.
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Telefone: (21) 2566-3180 / (21) 2568-2215
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
3.1.7. Departamento de Tecnologia da Informação (DTINF)
Responsável pelo planejamento, coordenação, execução e avaliação dos projetos e atividades relacionados à Tecnologia da Informação. Tem como atribuições:
- prover acesso à internet;
- fornecer suporte aos computadores, rede de dados e telefonia da instituição;
- manter os sistemas utilizados de forma sistêmica pela instituição;
- auxiliar na especificação de recursos de TI;
- zelar pela segurança dos dados.
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Telefone: (21) 2566-3158
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
3.1.7.1. Divisão de Estratégia e Governança de Tecnologia de Informação (DIGTI)
Responsável pelas seguintes atividades:
- contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) do Cefet/RJ;
- contribuir com a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Cefet/RJ;
- gerenciar os projetos do DTINF;
- coordenar o mapeamento dos processos de negócio do DTINF e recomendar melhorias;
- promover a segurança da informação.
3.1.7.2. Divisão de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (DIDMS)
Responsável pelas seguintes atividades:
- contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) do Cefet/RJ;
- contribuir com a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Cefet/RJ;
- planejar, desenvolver, implantar e manter os sistemas de informação necessários ao funcionamento do Cefet/RJ, com recursos internos ou terceirizados, cuidando de sua implementação, manutenção e melhoria continuada;
- propor e implementar metodologias, sistemas, plataformas e bases tecnológicas a serem adotadas pelo Cefet/RJ;
- garantir, em conjunto com a Divisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, a disponibilidade dos sistemas de informação do Cefet/RJ.
3.1.7.3. Divisão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DINFO)
Responsável pelas seguintes atividades:
- contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) do Cefet/RJ;
- contribuir com a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Cefet/RJ;
- pesquisar, promover e implantar tecnologia de informação a fim de garantir o bom funcionamento dos serviços de TIC aos usuários do Cefet/RJ;
- verificar, manter e ampliar as redes de voz e dados;
- prover infraestrutura de TIC para atender às outras áreas do DTINF.
3.1.8. Departamento de Gestão de Pessoas (DGP)
Como órgão seccional do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, é responsável por controlar e executar as atividades de gestão nas áreas de recrutamento, seleção, provimento, vacância, aperfeiçoamento, treinamento, lotação, cadastro, pagamento, aplicação de legislação e normas, classificação de cargos e empregos, movimentação de pessoal e de ações relativas ao serviço de saúde e medicina do trabalho, no que concerne à administração de pessoal da sede e de suas unidades descentralizadas.
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Telefone: (21) 2566-3176 / (21) 2566-3185 / (21) 2566-3143
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2. DIRETORIAS SISTÊMICAS
3.2.1. DIRETORIA DE ENSINO (DIREN)
Responsável pela coordenação, planejamento, avaliação e controle das atividades de apoio e desenvolvimento do ensino do Cefet/RJ, devendo estar em consonância com as diretrizes da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Diretoria de Extensão.
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Telefone: (21) 2566-3115 / (21) 2568-2326
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
3.2.1.1. Departamento de Desenvolvimento Educacional (DEDED)
Responsável pelo suporte às atividades realizadas pela DIREN, a gestão e o suporte às atividades desenvolvidas pela Divisão de Mídia Educacional (DIMED) e pela Divisão de Projetos Educacionais (DIPED).
A chefia da DEDED possui a função de substituto do (a) diretor (a) de ensino.
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Telefone: (21) 2566-3115 / (21) 2568-2326
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
3.2.1.2. Departamento de Administração e Registros Acadêmicos (DERAC)
Responsável pelas seguintes atividades:
- realização de matrículas (Sisu, transferência interna e externa, reingresso), trancamentos e destrancamentos de matrículas);
- expedição de documentação acadêmica dos alunos (histórico escolar, declarações, certidões etc.);
- manutenção e atualização de dados no Sistema Acadêmico (SIE);
- elaboração e expedição de Diplomas e Certificados;
- fornecimento de informações acadêmicas para alimentação dos sistemas do MEC.
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Telefone: (21) 2566-3142
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
3.2.1.3. Divisão de Projetos Educacionais (DIPED)
Responsável pelas seguintes atividades:
- realização de estudos para subsidiar projetos educacionais, bem como projetos de caráter especial;
- formulação de projetos que utilizem a tecnologia de educação a distância e implantar, subsídiar e acompanhar ações nessa área;
- realização de projetos que promovam o aperfeiçoamento docente, bem como a avaliação dos resultados;
- promoção e/ou execução de projetos e cursos de EAD, incluindo a produção de material didático, que visem à formação inicial e/ou continuada de professores.
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Telefone: (21) 2566-3172
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.1.4. Divisão de Mídia Educacional (DIMED)
Responsável pelas seguintes atividades:
- gestão administrativa, técnico-operacional e de produtividade, de seus respectivos setores;
- apoio técnico-operacional para a utilização de recursos audiovisuais nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em salas de aula, auditórios e demais ambientes do campus Maracanã da instituição;
- prestação de serviço de manutenção especializada, preventiva e corretiva em equipamentos audiovisuais e de TV Broadcast, alocados nas seções e nos setores da DIMED;
- registros de eventos e atividades institucionais;
- produção de vídeos e documentários educacionais;
- implantação do Projeto Canal UTV.
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Telefone: (21) 2566-3123
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.2. DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (DIPPG)
Responsável pela proposição de políticas, gerenciamento e acompanhamento das atividades de pesquisa e pós-graduação na instituição.
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Telefone: (21) 2566-3179
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.2.1. Departamento de Pesquisa (DEPEQ)
Responsável pela implementação de políticas e diretrizes relativas às ações de Pesquisa e de Inovação Tecnológica, o acompanhamento das atividades de Pesquisa e Inovação Tecnológica, o cadastramento e acompanhamento do andamento dos projetos de pesquisa, o cadastramento e acompanhamento dos grupos de pesquisa do Cefet/RJ no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e a emissão de certificados e declarações referentes às atividades de Pesquisa e Inovação Tecnológica, mediante solicitação na secretaria da DIPPG num prazo de até 7 dias.
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Telefone: (21) 2566-3179
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
3.2.2.2. Secretaria da Pós-graduação (SECPG) e Coordenadoria dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (COLAT)
Responsáveis pela implementação de políticas e diretrizes relativas às ações de pós-graduação, acompanhamento das atividades de pós-graduação, matrícula e acompanhamento dos alunos de pós-graduação, inserção dos dados da pós-graduação nos bancos de dados da CAPES e MEC, e emissão de certificados e declarações referentes às atividades de Pós-Graduação, mediante solicitação na secretaria da DIPPG num prazo de até 15 dias.
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Telefone: (21) 2566-3179 / (21) 2569-4495
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
3.2.3. DIRETORIA DE EXTENSÃO (DIREX)
Responsável pela coordenação, planejamento, avaliação e controle das atividades de extensão do Cefet/RJ no sistema multicampi, em consonância com as diretrizes de desenvolvimento das atividades de ensino e de pesquisa. Cabe à DIREX também todo o planejamento, implementação e acompanhamento das ações pertinentes à assistência estudantil frente às questões de inclusão social, associadas ao ambiente organizacional, no processo de consolidar novos caminhos para a educação profissional e universitária.
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Telefone: (21) 2566-3167 / 2566-3008
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
3.2.3.1. Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC)
Responsável pelas seguintes atividades:
- Elaborar e executar o Edital do Processo Seletivo Interno para Projetos e Bolsistas de Extensão vinculado aos Programas de Bolsas de Extensão - PBEXT;
- Planejar, organizar e executar a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX em conjunto com as demais diretorias do Sistema CEFET/RJ;
- Acompanhar, validar e emitir os certificados das atividades da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX do Campus Maracanã;
- Acompanhar, validar e emitir os certificados das atividades de Extensão de todos os Campi do CEFET;
- Coordenar, acompanhar, supervisionar e controlar as ações/atividades realizadas no Núcleo de Inclusão Digital (Campus Maracanã) disponibilizado para os discentes;
- Receber instituições para apresentar/visitar o CEFET/RJ e explanação dos seus respectivos cursos aos estudantes de escolas públicas e particulares de ensino fundamental;
- Dar suporte à realização das atividades extensionistas internas e externas ao CEFET/RJ;
- Divulgar internamente as atividades realizadas pelo DEAC através dos diversos meios e ferramentas de comunicação;
- Divulgar aos Campi as ações desenvolvidas pelo DEAC;
- Manter representação efetiva e permanente no Conselho de Extensão;
- Elaborar o planejamento anual do DEAC submetendo-o à DIREX;
- Controlar os bens patrimoniais do DEAC;
- Organizar e controlar os Arquivos do DEAC;
- Planejar e enviar para a DIVAD as demandas do DEAC para o exercício seguinte;
- Abrir e acompanhar os processos de compra de material e de serviços para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX;
- Participar e atuar nos diferentes espaços e fóruns nacionais e regionais de consolidação das políticas de Extensão;
- Participar e atuar nos diferentes espaços e fóruns nacionais e regionais de consolidação das políticas de Assistência Estudantil;
- Supervisionar, administrar e dar suporte as ações de Extensão do sistema CEFET/RJ em parceria com as gestões locais dos Campi;
- Supervisionar, administrar e dar suporte as ações da Assistência Estudantil do Sistema CEFET/RJ em parceria com as gestões locais dos Campi;
- Desenvolver e controlar os programas e projetos de Extensão associados às atividades curriculares, interna e externamente;
- Propor políticas internas da área de Extensão;
- Propor políticas internas da área da Assistência Estudantil.
- Assessorar a DIREX nas demandas da Extensão;
- Assessorar a DIREX nas demandas da Assistência Estudantil;
- Elaborar Relatório de Gestão e encaminhá-lo para a DIREX.
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Telefone: (21) 2566-3116 / (21) 2566-3198
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h Sítio eletrônico: https://www.cefet-rj.br/index.php/acoes-de-extensao
3.2.3.2. Coordenadoria de Atividades de Extensão (COEXT)
Responsável pelas seguintes atividades:
- Planejar e organizar as ações internas e externas voltadas para as áreas temáticas da Extensão;
- Formular e promover as inscrições das propostas das atividades de Extensão de todos os Campi do CEFET;
- Avaliar e analisar as atividades de Extensão de acordo com os requisitos e os respectivos critérios definidos pela DIREX/DEAC;
- Desenvolver e controlar os programas e projetos de Extensão associados às atividades curriculares, interna e externamente;
- Divulgar as inscrições do Processo Seletivo Interno para o Programa de Bolsas de Extensão - PBEXT;
- Promover as inscrições, acompanhar e controlar o Processo Seletivo Interno para Projetos e Bolsistas de Extensão vinculado aos Programas de Bolsas de Extensão
- PBEXT;
- Viabilizar, organizar e apoiar a Comissão de Avaliação do Programa de Bolsas de Extensão - PBEXT;
- Receber e cadastrar os bolsistas e alunos voluntários selecionados pelos Coordenadores dos Projetos aprovados do CEFET/RJ Maracanã;
- Controlar o cadastro de bolsistas e alunos voluntários selecionados pelos Coordenadores dos Projetos aprovados em todos os Campi do CEFET/RJ;
- Acompanhar, analisar e controlar o recebimento dos Relatórios Parciais e Relatórios Finais, dos Projetos e Programas de Extensão;
- Controlar frequência dos bolsistas vinculados ao Programa de Bolsas de Extensão
- PBEXT do Campus Maracanã;
- Consolidar os dados para pagamento dos beneficiários do Programa de Bolsas de Extensão - PBEXT de todos os Campi.
- Assessorar o DEAC no planejamento, organização e execução da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX em conjunto as demais diretorias do Sistema CEFET/RJ;
- Assessorar o DEAC na elaboração do seu Relatório de Gestão.
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Telefone: (21) 2566-3116 / (21) 2566-3198
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h Sítio eletrônico: https://www.cefet-rj.br/index.php/acoes-de-extensao
3.2.3.3. Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE)
Responsável pelas seguintes atividades:
- Promover a permanência dos estudantes do Ensino Superior em Nível de Graduação, do Ensino Profissional de Nível Médio e Pós-Médio na Instituição que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica através dos seguintes auxílios:
- Programa de Auxílio ao Estudante – PAE: atender aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros suficientes para arcar com despesas básicas para sua frequência e seu desempenho escolar, atuando na prevenção da retenção e da evasão escolar;
- Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência – PAED: favorecer a acessibilidade, permanência e formação de qualidade aos estudantes com deficiência; e,
- Programa de Auxílio Emergencial – PAEm: minimizar as dificuldades socioeconômicas emergenciais que comprometem a permanência do estudante na Instituição.
- Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão do Ensino Superior em Nível de Graduação e do Ensino Profissional de Nível Médio e Pós-Médio.
- Contribuir para a redução das taxas de retenção e evasão escolar.
- Contribuir para a promoção da inclusão social dos estudantes do Cefet/RJ, pela educação.
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Telefone: (21) 2566-3146
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.3.4. Incubadora de Empresas Tecnológicas (IETEC)
Responsável pelas seguintes atividades:
- Promover e divulgar a cultura do empreendedorismo;
- Prospectar projetos e empreendimentos inovadores com modelos de negócios de impacto socioeconômicos;
- Recepcionar e atender ao público;
- Selecionar, avaliar e contratar projetos e empreendimentos aos programas de pré- incubação e incubação de empresas para o recebimento de apoio;
- Realizar o planejamento e monitoramento dos projetos e empreendimentos apoiados pela IETEC;
- Promover a graduação das empresas e o relacionamento com as graduadas para fins de acompanhamento e apoio;
- Captar recursos e parcerias – nacionais e internacionais - para manutenção das atividades da incubadora e das ações de apoio aos projetos e empreendimentos;
- Propiciar ambientes de ideação e prototipagem nas instalações da IETEC para ampliar a diversidade das propostas submetidas, reforçando sua imagem de protagonista na geração de empreendimentos inovadores e de impacto social;
- Manter representação efetiva e permanente no Conselho de Extensão;
- Manter representação efetiva em eventos, reuniões, associações, governo e grupos de trabalho que promovam o desenvolvimento local, regional e nacional;
- Promover a internacionalização das ações da incubadora e dos empreendimentos apoiados pelo Programa;
- Promover e manter a equipe de gestão do Programa capacitada e atualizada sobre métodos e práticas que apoiem os empreendimentos;
- Articular parcerias internacionais que promovam a pesquisa, a inserção comercial, a transferência de conhecimento e boas práticas com Universidades, incubadoras, aceleradoras de empresas, science park, parques tecnológicos e investidores;
- Buscar parcerias com governos locais, investidores e consultorias com vistas ao desenvolvimento da economia local e regional;
- Apoiar ações estratégicas com o setor produtivo e demais atores com vistas ao desenvolvimento local e regional.
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Telefone: (21) 2566-3064
3.2.3.5. Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS)
Responsável pelas seguintes atividades:
- Mobilizar, articular e acompanhar ações que possibilitem a participação e inclusão do CEFET/RJ no processo de desenvolvimento da política de economia solidária nos níveis Municipal, Estadual e Federal;
- Apoiar e fortalecer a criação de redes de cooperação entre os empreendimentos solidários, fóruns, movimentos sociais e instituições de apoio à Economia Solidária.
- Possibilitar condições para concretização da função social da Instituição, compreendida como ação extensionista, voltada às demandas da sociedade;
- Disseminar os saberes acadêmicos a grupos populares, colaborando para o desenvolvimento e consolidação de empreendimentos viáveis economicamente e administrados solidariamente;
- Fortalecer o associativismo e o cooperativismo popular como meio para geração de trabalho e renda, organização de comunidades e grupos socialmente excluídos na construção da cidadania;
- Articular atividades de pesquisa, ensino e extensão difundindo o conhecimento sobre a Economia Solidária;
- Capacitar recursos humanos para qualificar pessoal técnico nas atividades da ITESS e dos grupos incubados;
- Realizar a prospecção de novos empreendimentos a serem incubados ou pré- incubados;
- Selecionar empreendimentos para Incubação e Pré-incubação;
- Acompanhar e monitorar os empreendimentos aprovados sob os princípios da Economia Solidária;
- Acompanhar e graduar e acompanhar os empreendimentos com maturidade atingida.
- Manter representação efetiva e permanente no Conselho de Extensão.
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Telefone: (21) 2566-2941
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.3.6. Divisão de Apoio Administrativo (DIVAD)
Apoiar administrativamente a Diretoria de Extensão e seus setores nas suas ações, na elaboração e controle do planejamento estratégico, no acompanhamento da execução orçamentária, dos recursos humanos e materiais e demais documentos necessários ao trâmite das competências da Diretoria.
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Telefone: (21) 2566-3008 / 2566-3167
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
3.2.3.7. Divisão de Integração Empresarial (DIEMP)
Responsável pela articulação e viabilização de parcerias entre o mundo produtivo e o acadêmico, consolidando ações integradoras com vistas à formação dos recursos humanos oriundos da instituição. São algumas de suas atividades:
- formalização e acompanhamento das ações pertinentes à inserção de alunos e ex-alunos em oportunidades de estágio e emprego;
- realização de convênios para a formalização de estágios e de toda a sua documentação complementar.
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Telefone: (21) 2566-3199 ou (21) 2284-4453
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
3.2.4. DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO (DIRAP)
Responsável pelas funções de montagem e controle de projetos institucionais, excluídas as de ensino, pesquisa e extensão, bem como coordenar e supervisionar os trabalhos dos seus departamentos, fixando-lhes suas diretrizes gerais.
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Telefone: (21) 2566-3042
3.2.4.2. Departamento de Gestão Orçamentária (DGORC)
Responsável pelo planejamento, coordenação, orientação e execução das atividades de movimentação de recursos orçamentários e financeiros de todos os campi do Cefet/RJ através dos Centros de Custos. Uso dos Sistemas SCDP, Tesouro Gerencial, SIMEC, SIAFI.
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Telefone: (21) 2566-3171
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.4.3. Departamento de Contabilidade e Finanças (DECOF)
Responsável pelo apoio à execução orçamentária; o controle, a execução e a supervisão financeira; o controle patrimonial e a análise contábil da instituição. Gera informações para o apoio à tomada de decisão em diversas instâncias do Centro, assessorando e orientando quanto a sua compreensão e utilização.
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Telefone: (21) 2566-3178
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.4.4. Departamento de Administração (DEPAD)
Responsável pela coordenação, controle e avaliação da execução das atividades por suas divisões, dar conformidade e conferir os processos de compra/contratação de serviços; designar a modalidade a ser executada na compra ou contratação, para isso avaliando a aplicabilidade da legislação em cada caso (inexigibilidade de licitação e ou dispensa de licitação, pregão eletrônico, tomada de preços, ou concorrência).
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Telefone: (21) 2566-3001 / (21) 2566-3052 / (21) 2566-3175 / (21) 2566-2935
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.5. DIRETORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA (DIGES)
Responsável pela coordenação da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo acompanhamento da execução de planos e projetos, como o Plano Estratégico Anual (PEA) e pelo fornecimento oficial das informações sobre o desempenho institucional.
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Telefone: (21) 2566-3160
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.5.1. Departamento de Desenvolvimento Institucional (DEDIN)
Responsável pelas seguintes atividades:
- configuração dos indicadores de ensino, pesquisa e administração geral do Cefet/RJ;
- administração e estruturação das informações relativas ao relatório de gestão da instituição;
- elaboração e controle do planejamento e desenvolvimento institucional do Cefet/RJ.
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Telefone: (21) 2566-3160
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.2.5.2. Divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI)
Responsável pelas seguintes atividades:
- estabelecer os parâmetros estratégicos para a sustentabilidade ambiental institucional;
- coordenar a elaboração de uma Política Ambiental Institucional e seu cumprimento;
- articular, orientar, acompanhar e avaliar projetos e programas voltados à gestão ambiental no âmbito institucional;
- propor programas, convênios, normas, procedimentos e ações relacionados à sustentabilidade ambiental;
- garantir o acesso às informações sobre sustentabilidade ambiental e a participação democrática em todas as etapas de gestão ambiental.
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Telefone: (21) 2566-3160
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
3.3. CONSELHO DIRETOR (CODIR)
O Conselho Diretor é o órgão deliberativo e consultivo da administração superior do Cefet/RJ. Integrado por 10 membros e respectivos suplentes, todos nomeados pelo ministro de Estado da Educação, tem como atribuições:
- estabelecer a política geral do Centro Federal, deliberando sobre planos administrativo, econômico-financeiro e de ensino, pesquisa e extensão, através de resoluções;
- apreciar a proposta de alteração do Estatuto ou do Regimento Geral a ser submetida à autoridade superior competente, e aprovar os regimentos ou regulamentos dos órgãos do Centro Federal;
- elaborar, aprovar, interpretar e emendar o próprio regulamento;
- aprovar o Plano de Desenvolvimento e Expansão do Centro Federal;
- aprovar o orçamento anual do Centro Federal, respeitadas as vinculações que existem nas dotações orçamentárias;
- fiscalizar a execução do orçamento-programa do Centro Federal, autorizar-lhe alterações na forma da lei e acompanhar o balanço físico e dos valores patrimoniais do Centro Federal;
- examinar relatório e tomada de contas anuais do diretor-geral da instituição, encaminhando-os com parecer ao órgão competente para sua apreciação;
- deliberar sobre a fixação de valores das taxas, contribuições e emolumentos a serem cobrados pelo Cefet/RJ, na forma da lei;
- autorizar o recebimento de subvenções, doações e legados pelo Centro Federal;
- autorizar a aquisição e deliberar sobre a alienação de bens imóveis pela instituição;
- aprovar contratos e convênios;
- organizar a lista tríplice para indicação do diretor-geral e do vice-diretor, conforme legislação em vigor, e submetê-la ao ministro de Estado da Educação para as providências subsequentes;
- apreciar, em grau de recurso, as solicitações que lhe forem encaminhadas, após prévio parecer da Procuradoria Jurídica;
- apreciar, com vistas à aprovação, o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna, bem como o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna;
- acompanhar a execução do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna, através da análise dos relatórios periódicos encaminhados pela Unidade de Auditoria Interna.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 2566-3112
Sítio eletrônico: https://www.cefet-rj.br/index.php/descricao-e-atribuicoes
3.4. OUVIDORIA
A Ouvidoria do CEFET/RJ é um espaço aberto para a sociedade que, através dos canais de atendimento abaixo relacionados, recebe, analisa e encaminha as manifestações, que podem ser denúncias, reclamações, elogios, sugestões e outras solicitações referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. É também, uma instância de controle e participação social responsável por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos.
CADASTRO DE MANIFESTAÇÕES: https://falabr.cgu.gov.br
E-mail para agendamento presencial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atendimento presencial (SOMENTE COM AGENDAMENTO):
Local: Rua General Canabarro, 552, 2º andar – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
3.5. SISTEMA DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC)
A solicitação de acesso à informação é recebida, analisada e respondida ao cidadão, pela Ouvidoria, através da orientação da busca da informação no site da Instituição, ou por interação com as áreas competentes, que possuem a informação.
CADASTRO DE SIC: https://falabr.cgu.gov.br
E-mail para agendamento presencial: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atendimento presencial (SOMENTE COM AGENDAMENTO):
Local: Rua General Canabarro, 552, 2º andar – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
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