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Campus Petrópolis - Extensão

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 18h14 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 19h23 | Acessos: 10376

O Cefet/RJ Petrópolis vem desenvolvendo, junto à comunidade petropolitana, atividades de extensão que buscam a proximidade com arranjos produtivos locais e a possibilidade de parcerias. Os projetos e cursos de extensão são desenvolvidos por docentes e alunos vinculados aos cursos de graduação (Licenciatura em Física, Bacharelado em Turismo, Engenharia da Computação e Licenciatura e Matemática) e ao curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio.

Em 2024, os Cefet/RJ Petrópolis soma 1 programa e 21 projetos de extensão, sendo dois na área de direitos humanos.

 

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PROJETOS DE EXTENSÃO 2024

“A cor dessa cidade sou eu?”: palestras, oficinas e eventos de divulgação em oito escolas municipais, estaduais petropolitanos e no Museu Almirante Negro João Cândido, sobre ações afirmativas para quilombolas, pretos, pardos, indígenas e estudantes de escolas públicas nos processos seletivos do Cefet/RJ  

Coordenadores: Renan Ribeiro e Fabio Sampaio

O projeto objetiva realizar um ciclo de atividades externas (visitas físicas, em formato de palestras, a escolas municipais, estaduais e ao Museu Almirante Negro João Cândido) e internas (para a comunidade do Cefet/RJ Petrópolis) a fim de publicizar as ações afirmativas da instituição para ingressantes, cotistas e interessados nos processos seletivos institucionais, bem como na legislação antirracista.

Em função da atuação dos proponentes deste projeto em Bancas de Heteroidentificação institucionais, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da unidade, assim como na função de docentes-orientadores no curso de Mestrado em Relações Étnico-Raciais - PPRER/Cefet-RJ, foi possível observar empiricamente um enorme desconhecimento, principalmente de candidatos e indivíduos oriundos das camadas mais vulneráveis de nossa sociedade, sobre as tipologias, abrangências e especificidades dos grupos especificados pela Lei n. 12.711/2012, no Decreto n. 7.824/12 e na Portaria do Ministério da Educação n. 18/12.

Em consonância com iniciativas já desenvolvidas na unidade Petrópolis, como uma parceria com a instituição Educafro, o projeto também objetiva estender à sociedade petropolitana um conjunto de discussões sobre a temática étnico-racial que já ocorre internamente, de forma que os direitos de acesso a políticas públicas de acesso e permanência no Cefet/RJ alcancem, de fato, aqueles que gozam dessas prerrogativas.

 

Amenities solidárias

Coordenadora: Lélian Silveira

A iniciativa nasceu como parte do projeto de extensão "Mapeamento do Setor Hoteleiro e a aplicação da língua inglesa", realizado nos anos letivos 2018 e 2019, no qual ocorreu como atividade paralela a campanha de coleta de amenities (itens de higiene pessoal como xampus, sabonetes etc., ofertados pelos hotéis gratuitamente para o conforto e comodidade dos hóspedes). Na época, foram doados aproximadamente 90 kits a organizações que prestam assistência social em Petrópolis.  A partir desta ação inicial desenvolveu-se o projeto "Amenities Sodiárias" no ano letivo 2020 e os anos subsequentes.

O projeto tem como objetivo dar continuidade a ação social de coleta de itens de higiene pessoal (amenities), transformando as necessidades sociais de determinados grupos vulneráveis em oportunidades de participação solidária. Toda a arrecadação será realizada pelos alunos, professores, funcionários do Cefet/RJ Petrópolis. Pretende-se ainda envolver a rede hoteleira local não apenas para doações, mas também como ponto de coleta dos itens. Após a coleta e formação de kits, eles serão encaminhamos às instituições que já fazem algum tipo de ação social. 

https://www.instagram.com/amenitiesnabagagem/

 

Astronomia no Ensino de Ciências

Coordenadores: Raul Neto e Marcos Corrêa

A literatura aponta alguns problemas na formação inicial dos professores relacionados ao ensino de Astronomia no ensino fundamental. Segundo Langhi e Nardi (2014), parte do problema é que a astronomia é tratada de forma ilustrativa, ou mesmo decorativa, na maior parte dos currículos de formação de professores.

Nesse contexto, o projeto busca contribuir com o Curso de Formação de Professores do Primeiro segmento do Ensino Fundamental (Curso Normal) em assuntos que envolvem ensino de Física e Astronomia. Além disso, o projeto irá criar um espaço de aplicação de conceitos aprendidos na graduação para os alunos de Licenciatura em Física. Para isso, parte das aulas de Introdução à Astronomia serão usadas para realizar atividades de extensão em escolas públicas de Petrópolis. Serão realizadas oficinas e palestras, ministradas pelos alunos da licenciatura, sobre tópicos que são parte integrante da formação dos alunos do Curso Normal e que também são conteúdos que serão ensinados para crianças nos primeiros anos do ensino fundamental.

 

CEFET/RJ Sustentável: ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da Uned Petrópolis

Coordenadoras: Alexandra Rocha e Renata Mariano

Criada em 2016, Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do Cefet/RJ Petrópolis tem como eixo norteador promover atividades e ações sustentáveis, unindo educação, desenvolvimento e práticas de forma participativa. Dando ênfase à promoção da educação ambiental, a CCSS foca na utilização adequada dos recursos materiais (incluindo os hídricos e elétricos), na aprendizagem e no manejo do material reciclável, promovendo também, de forma gradual, a conscientização quanto à sua redução, ao seu reaproveitamento e à sua reciclagem e envolvendo a comunidade em todas as etapas do processo. A tarefa da comissão é educar, intermediar e trabalhar a conscientização para novos padrões, iniciando uma longa caminhada rumo à sustentabilidade. 

A CCSS, com o apoio do presente projeto, consegue desenvolver ações para além da separação e destinação dos materiais ali produzidos, como encorajar e educar a comunidade a levar essa prática para o cotidiano. Entre algumas atividades previstas, estão a organização de eventos com foco em sustentabilidade, o preparo dos kits coletores de materiais recicláveis e dos específicos (como, por exemplo, os da causa animal), o restauro do jardim vertical da unidade e a sinalização do campus com orientações sustentáveis como (economia de energia, uso moderado de papel etc.).

Instagram: https://www.instagram.com/ccss.pet.cefet/

 

Conhecendo os limites do nosso corpo e o Cefet-RJ Petrópolis

Coordenadores: Marcelo Porretti e Luciana Castro

O projeto tem como intuito levar o conhecimento do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio aos discentes de 9º ano da rede municipal e particular de Petrópolis, assim como a comunidade circunvizinha do Cefet/RJ Petrópolis. Ao ser desenvolvido a partir da disciplina de Educação Física, que possui um papel motivador intrínseco, o projeto busca reforçar o conteúdo saúde presente nas aulas de Educação Física e, assim, adentrar ao campo da conscientização de manter uma atividade física regular.

Ambientar os discentes do 9º ano com a infraestrutura do Cefet/RJ Petrópolis através de uma breve palestra e visita às dependências da unidade são meios de comunicação entre comunidade e instituição.

 

Conhecimento para Profissionais do Futuro

Coordenadores: Marcelo Augusto Mascarenhas; Alexandra Rocha

À medida que a sociedade se transforma, novas demandas de conhecimento surgem e passam a ser cobradas das pessoas que buscam ingressar, se manter ou mesmo se recolocar no mercado de trabalho (BRANDÃO, 2010). Por mais que o uso de computadores, smartphones, programas de comunicação e softwares, entre outros, seja visto como algo natural para muitas pessoas, ainda há um grande número de indivíduos que possuem baixo, ou nenhum, domínio dessas ferramentas.

Dessa forma, o objetivo deste projeto é ofertar conhecimento profissional, que seja valioso para conquistar oportunidades de trabalho, às pessoas que mais necessitam deste tipo de saber.
Alguns exemplos de conhecimento profissional que se deseja ofertar neste projeto são: conhecimento do pacote Office (e similares) em nível básico, intermediário e avançado; conhecimento de práticas em inteligência emocional; preparação para entrevistas de emprego; preparação para dinâmicas de grupo; elaboração de currículo profissional; entre outros saberes.

 

COP – Cefet Observa Petrópolis

Coordenador: Rafael Ferrara

Desde o início de 2023, o programa COP - Cefet Observa Petrópolis vem realizando pesquisas na cidade. No ano passado, o programa realizou três pesquisas na cidade: sobre a tragédia de fevereiro de 2022; sobre o sistema de ônibus de Petrópolis; e sobre o mercado farmacêutico do centro do município.

Em 2024, o programa conta com dois projetos em andamento. O primeiro, já em processo de elaboração de relatório, abordou com a população uma avaliação sobre a coleta de lixo na cidade.

O segundo, ainda em coleta de dados, é uma continuação do projeto sobre o mercado farmacêutico do centro feito em 2023. Desta vez, esse projeto está com duas frentes: a primeira é revisitar as farmácias e verificar se os resultados discrepantes obtidos causaram impacto; a segunda é identificar o comportamento do consumidor.

 

Empreender: ideias simples e inovadoras 

Coordenadora: Roberta Dalvo

O projeto tem por objetivo auxiliar os alunos entrantes no desenvolvimento, estruturação e gestão de suas ideias, de modo que elas saiam do papel (bancada) e se concretizem rumo ao mercado e à sociedade em geral. Para isso, o projeto conta com a associação de duas disciplinas (Administração e organização empresarial e Projeto de integração) para o curso de Engenharia de Computação. E no curso de Bacharelado em Turismo, a associação é com as disciplinas de Fundamentos da Administração e de Gestão de Carreiras. Há ainda uma parceria com o ensino médio técnico em Telecomunicações.

A associação das duas disciplinas busca abarcar conhecimentos da área de administração e da área de desenvolvimento de projetos de dispositivos móveis. Isso tem por base o fato de que grande parte dos produtos voltados para ambas às áreas (Engenharia da computação e Turismo) está balizada na área virtual. Assim, permite um ganho de expertise em relação à associação dos cursos da unidade (Engenharia de Computação e Turismo) e a entrada no mercado onde a unidade está localizado (Petrópolis).

 

Expedições do Cefet/RJ

Coordenadores: Fernando Pessoa e Marcelo Porretti

A geodiversidade, representada pela variedade das rochas, formas de relevo, solos, rios e suas bacias hidrográficas, juntamente com os processos que atuam em sua formação e alteração, é a base para as atividades de caminhadas em trilhas de montanha no município de Petrópolis.

Neste contexto, o projeto "Expedições", iniciado em 2016 com foco em educação e interpretação ambiental em trilhas, desenvolve com seus participantes práticas corporais de aventura, geoturismo e percepção de riscos geológicos em trilhas e áreas protegidas. Tais atividades são realizadas com docentes e discentes Cefet/RJ Petrópolis, além de convidados externos, envolvendo os cursos Técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio e Bacharelado em Turismo. As atividades contam com reuniões prévias de planejamento, quando são abordadas questões relativas ao percurso, equipamentos necessários, riscos envolvidos e princípios de mínimo impacto.

Uma análise das experiências do projeto, muito direcionadas à temática do montanhismo na educação básica, permite ressaltar alguns aspectos, como: interdisciplinaridade, tendo em vista que durante o percurso professores estão presentes orientando os participantes sobre diferentes temáticas; socialização dos estudantes, ponto crucial no processo e construção do aprendizado; integração com a natureza e tomada de conhecimento do patrimônio natural e cultural da cidade e do estado; e surgimento de questionamentos que permitem a organização de novas expedições e projetos de pesquisa.

Instagram: https://www.instagram.com/expedicoescefet/

Facebook: https://www.facebook.com/expedicoesCefet

 

Explorando a Matemática Olímpica na Comunidade: preparação para a OBMEP

Coordenadores: Demerson Gonçalves e Eduardo Teles

O projeto visa oferecer treinamento para alunos – do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio de escolas municipais da cidade de Petrópolis – para participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dessa forma, o projeto busca contribuir para estimular e promover o estudo da Matemática; melhorar a qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivá-los a ingressar em universidades, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas; integrar as escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da disseminação do conhecimento. A iniciativa pretende ainda fortalecer o desenvolvimento da matemática no município e proporcionar oportunidades para os estudantes se destacarem nessa disciplina.

O projeto tem como metodologia a realização de aulas expositiva semanais, ministradas por professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática, a aplicação de exercícios, simulados, testes de treinamento, atividades extracurriculares e desafios, além da complementação das aulas com o uso de plataformas on-line e recursos digitais.

 

Formação Continuada e Docência: ações e reflexões

Coordenação: Soraia Toledo e Elisabeth Souza

A formação continuada na área da docência, como nas outras áreas, é ferramenta fundamental como contribuição para transformações necessárias em direção a uma educação comprometida com a formação cidadã: emancipadora, ética, engajada social e politicamente com a construção de um mundo mais justo, sustentável e feliz.

Neste sentido, o Núcleo de Estudos em Linguagem e Educação (Neline) do Cefet/RJ, unidade Petrópolis, tem como caminho de relevância a formação continuada em acordo com a percepção informada. Assim, o projeto de extensão visa contribuir para a formação continuada de docentes da Educação Básica, por meio de minicursos, palestras, rodas de conversa, entre outras atividades, que serão consolidadas em parceria com os atores educacionais interessados.

 

Formação de Equipes para participação em Olimpíadas Científicas com temática da Robótica (Edição 2024)

Coordenadores: Luis Claudio Batista e Marco Aurélio Junior

O objetivo do projeto é formar equipes para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e, como consequência, despertar o interesse dos estudantes para as áreas de exatas, como engenharias, computação e robótica, contribuindo com uma formação de qualidade para futuros profissionais dessas áreas.

Sua abordagem consiste na integração de alunos do ensino superior – que atuarão como técnicos das equipes formadas por alunos do curso técnico integrado ao ensino médio –, visando a preparação de equipes para participarem da modalidade prática da OBR. Nessa modalidade, a equipe deve projetar, construir e programar um robô terrestre móvel para realização de tarefas autônomas, buscando atuar em um ambiente que simula uma situação de desastre, na qual o robô deve seguir um caminho seguro, desviar de obstáculos e cumprir a meta de resgatar vítimas presentes no ambiente.

Para além da contribuição no aprendizado das disciplinas da área de exatas, a participação em olimpíadas científicas proporciona experiências que contribuem para a formação de competências dos estudantes, tais como capacidade de trabalho em equipe, desenvolvimento do raciocínio lógico, organização, criatividade e autonomia, dentre outras.

 

Geoparque Montanhas

Coordenadores: Fernando Pessoa e Maria Carolina Gomes

Os geoparques apresentam-se como territórios que, a partir de um geopatrimônio de relevância internacional, possuem a capacidade de contribuir com sua gestão em consonância com as dinâmicas socioambientais existentes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O projeto Geoparque Montanhas contempla seis municípios fluminenses (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Magé, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu), totalizando uma área de 4.184,878 km² e uma população de 970.707 habitantes. Entre os elementos da geodiversidade com grande valor patrimonial, destacam-se: o Dedo de Deus, uma feição granítica de grande interesse científico e turístico; o Pico Maior, ponto culminante de toda a Serra do Mar (2.366m); e os Picos Menor e Médio, que junto com o Pico Maior, representam, de forma singular, a região serrana do Rio de Janeiro. Além destes elementos, é necessário destacar que essa proposta deverá contemplar desde a geodiversidade costeira, englobando os últimos remanescentes de manguezais do entorno da Baía de Guanabara até o contexto de elevado endemismo dos campos de altitude, abrangendo os diferentes ecossistemas do bioma Mata Atlântica.

A proposta Geoparque Montanhas está em elaboração a partir de diálogos no território desde 2023, tendo como data simbólica de lançamento o dia 11 de dezembro, Dia Internacional das Montanhas. Os diálogos incluem diferentes secretarias municipais, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e em Defesa da Moradia Digna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

 

Grupo de Treinamento para Competições de Programação 

Coordenadores: Diego Haddad e Luis Claudio Batista

A iniciativa, que conta com a parceria do grupo de Competições de Programação e Algoritmos da UFRJ, tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades específicas (raciocínio lógico, modelagem matemática, trabalho em equipe, entre outras), visando à participação em competições de programação como a OBI e a Maratona de Programação.

O projeto realiza diversas ações, como sessões de treinamento e minicursos, nas quais apresenta metodologias e estratégias para abordar problemas semelhantes aos das competições da área.  Além disso, os alunos serão acompanhados em competições presenciais externas e outros eventos relacionados, e está prevista a realização de competições internas, voltadas especificamente para o corpo discente do Cefet/RJ.

 

Ladrilhar: percursos inclusivos pelo Cefet/RJ UnED Petrópolis

Coordenadores: Ludmila Almendra e Felipe Henriques

O projeto consiste na realização de um plano de interpretação do patrimônio relacionado ao prédio do Cefet/RJ Petrópolis, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias para mediação inclusiva, dentre elas, as tecnologias assistivas, e como principal ação, visitas mediadas ao complexo, atendendo ao público em sua diversidade.

Iniciado em 2020, o projeto une profissionais de diversas áreas, articulando esforços para criar ações tecnológicas de interpretação desse patrimônio histórico e arquitetônico, inclusivas e acessíveis, com vistas a sensibilizar a sociedade para a valorização da diversidade e do direito ao acesso aos bens culturais como prática social cidadã.

Instagram: https://www.instagram.com/ladrilhar.cefet/

 

 Leia Mulheres: mediação de Leitura 

Coordenadores: Elisabeth Gonçalves de Souza Luciana de Souza Castro /

O coletivo Leia Mulheres se iniciou como um movimento on-line, criado pela escritora britânica Joanna Walsh em 2014, e se popularizou no Brasil na forma de clube de leitura. Em Petrópolis, o Leia Mulheres, sob a mediação de Linda Feitoza e Drica Madeira, vem acontecendo desde 2016 e, em 2019, o coletivo iniciou uma parceria com o Cefet/RJ Petrópolis por meio deste projeto de extensão.

Os encontros, que passaram a ser on-line desde 2020, pretendem favorecer a leitura e a troca de ideias sobre livros produzidos por mulheres, claramente em defasagem no mercado editorial nacional. A dinâmica da edição 2024, assim com as edições anteriores, será bastante democrática, admitindo-se a participação daqueles que leram, leram parcialmente, ou não leram os títulos definidos para os encontros. A definição dos livros é feita por votação a partir de uma lista de títulos sugeridos pelo grupo e que atendam aos requisitos de relevância estabelecidos pelas mediadoras.

Instagram: https://www.instagram.com/leia_mulheres_petropolis/

Facebook: https://www.facebook.com/groups/1751548455062785

 

Observatório de Dados sobre Turismo

Coordenadores: Marcelo Augusto Mascarenhas; Alexandra Maria de Abreu Rocha

Durante o avançar do século XXI, a atividade turística passou a ganhar fluxos (de pessoas, meios de transporte, circulação de capital etc.) extremamente grandiosos em todo o mundo. Parte deste movimento também se fez presente no Brasil, especialmente após 2003, quando foi criado o então Ministério do Turismo. Desde então, essa atividade social e econômica passou a ter mais status e importância na agenda política nacional, que obviamente se desdobra por estados e municípios.

O objetivo deste projeto é ser um Hub de dados e informações sobre turismo. Após a coleta de dados, e o processamento de informações dispersas e pouco acessíveis em diversas fontes, o Observatório de Dados sobre Turismo pretende agrupar e exibir, de forma didática e acessível, todo este conteúdo para qualquer pessoa e/ou organização interessada neste setor.

 

Organização do CBAA e gerenciamento do site e estrutura computacional do evento CIAA-2024

Coordenadores: Marcelo Salomão e Pedro Lara

O Congresso Brasileiro e Internacional de Atividades de Aventura 2024 (CBAA-CIAA), evento que e reúne pesquisadores da temática “atividades de aventura” a cada dois anos, foi realizado em Petrópolis de 22 a 25 de maio. Com o tema “Os caminhos do Montanhismo: Turismo, Educação, Esporte, Lazer e Cultura”, o congresso foi organizado pelo Cefet/RJ Petrópolis, ao lado do projeto Expedições, do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) da Universidade Federa de Uberlândia (UFU) e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Este projeto de extensão desenvolveu e ainda desenvolve diversas ações além do apoio à organização geral do evento, como a manutenção do site dos congressos (www.cbaa-ciaa.com.br), alimentando-o com informações locais e do CBAA-CIAA, e o contato e o desenvolvimento de parcerias com universidades públicas e particulares do município de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do exterior, bem como o alinhamento para locações para realização de atividades do evento e para recursos físicos, humanos e financeiros do congresso. 

 

Sala de Professores

Coordenadores: Felipe Ferreira e Carolina Torres

Tendo sua primeira edição em 2020, com objetivos de fomentar a formação de professores por vias remotas, em pleno cenário de isolamento social, devido à pandemia de covid-19, o projeto de extensão “Sala de Professores” se inscreve na linha de estudos, pesquisas e ações do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (Neline), da uned Petrópolis do Cefet/RJ.

Dentre seus principais objetivos, estão a ideia de ampliar as possibilidades de letramentos dos participantes, em diversos campos, e a proposta de promover oportunidades de formação de professores, na perspectiva da Didática e do Ensino, dos multiletramentos, e engajada com uma pedagogia crítica e a promoção de práticas contra-hegemônicas e antirracistas.

 

Tecnologia Educacional através dos e-Games

Coordenadores: Felipe Henriques e Marcelo Porretti

O projeto tem como objetivo sugerir a utilização de jogos eletrônicos didáticos (e-games) para a construção de conhecimento, o desenvolvimento de equipes e a formação educacional, profissional e computacional. Este é um método que desenvolve e auxilia na criatividade, na socialização entre os alunos, no espírito de cooperação, na fixação dos conteúdos e no incentivo aos estudos.

A incorporação de jogos didáticos (através de e-games) pode também acarretar a superação de bloqueios apresentados por muitos alunos em relação aos conteúdos, pois o caráter lúdico dos jogos estreita esta relação, já que essas atividades costumam motivar o aluno, sendo quase impossível mantê-lo em situação passiva. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer os conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os temas já trabalhados. E a sua abordagem poderá sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar. O uso dos jogos no ensino tem o objetivo de despertar o interesse do aluno envolvido e permitir que o processo de aprendizagem seja, além de interessante, até divertido.

 

Tem um livro aí para doar? 

Coordenadora: Lélian Silveira

O projeto “Tem um livro aí para doar?” nasceu a partir de outro projeto de extensão, "Ameniteis na bagagem se transformam em solidariedade", realizado em 2018, 2019, 2022 e 2023.  A partir desse projeto, foi possível perceber a carência de recursos, principalmente no que tange à disponibilidade de materiais literários destinados ao público em situação de rua ou de vulnerabilidade social.

O objetivo do projeto, então, é incentivar a leitura e a cultura, ofertando obras dos mais variados gêneros literários a esse público. A arrecadação dos livros será por meio de doações realizadas pelos alunos, professores, servidores do Cefet/RJ Petrópolis e pela sociedade em geral. A distribuição dos livros doados se dará através de estantes literárias disponíveis nas instituições e associações parceiras do projeto que prestam assistência social a esse grupo.

 

Territórios da Ciência e da Religião

Coordenador: Raul Neto

O ensino de Ciências em muitos momentos aborda questões que são sensíveis para os alunos por questões religiosas ou culturais. Essas questões são importantes, ainda mais quando ouvimos tanto falar sobre negacionismo científico ou sobre preconceitos religiosos
Contudo, nem sempre as pessoas sabem lidar com essas dificuldades de forma respeitosa e com embasamento adequado sobre a temática.

O projeto busca criar um espaço que sirva à comunidade como como uma embaixada de sentido entre o universo religioso e o universo da ciência. Dessa forma, promoverá o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, além de buscar o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza.

Portanto, o projeto não buscará arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão.

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