DIRAC
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE TRANCAMENTO DE DISCIPLINA E MATRÍCULA
INFORMAMOS QUE O PRAZO DE TRANCAMENTO DE DISCIPLINA E MATRÍCULA DOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO DO CEFET MARACANÃ FOI PRORROGADO ATÉ 21/10/2024 (SEGUNDA-FEIRA), DE 9h até 19h. As solicitações continuarão sendo realizadas presencialmente no balcão de atendimento do DERAC.
NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO 2024 Atualizado em 15/08/2024
NOVA DATA DA COLAÇÃO DE GRAU:
EM VIRTUDE DA DISPONIBILIDADE DE RESERVA DO AUDITÓRIO 1 DO CAMPUS MARACANÃ, INFORMAMOS QUE A DATA DA COLAÇÃO DE GRAU, INICIALMENTE AGENDADA PARA 6/11/2024, FOI ALTERADA PARA 7/11/2024, EM HORÁRIO A SER DEFINIDO E INFORMADO ATRAVÉS DOS EMAILS DE CONFIRMAÇÃO, QUE SERÃO ENVIADOS AOS ALUNOS QUE DERAM ENTRADA NA SOLICITAÇÃO EM ATÉ 10 DIAS ANTES DA REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA.
HORÁRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAMPUS MARACANÃ:
AOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2024/2:
O início das aulas será em 02/10/2024, de acordo com o NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO 2024
O ALUNO DEVERÁ ACOMPANHAR OS DEMAIS PRAZOS TAMBÉM PUBLICADOS NO MESMO CALENDÁRIO:
NÃO É PRECISO APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO FÍSICA DA MATRÍCULA, QUE ESTÁ ARQUIVADA DIGITALMENTE NOS ARQUIVOS DA INSTITUIÇÃO.
PORTAL DO ALUNO: O ACESSO ESTARÁ LIBERADO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 29/10/2024.
OS INGRESSANTES 2024/2 ESTÃO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS NAS DISCIPLINAS DO 1° PERÍODO, CUJOS HORÁRIOS E ENSALAMENTOS ESTÃO
Para alunos novos que nunca acessaram o Portal, usuário é a sua matrícula com as letras em maiúsculo. Ex.: 1234567ABCD e a senha padrão é a sua data de nascimento no formato 'ddmmaaaa'.
NÚMERO DE MATRÍCULA:
NO MOMENTO NÃO É OBRIGATÓRIO TER CONHECIMENTO DESTA INFORMAÇÃO, POIS O ACESSO AO PORTAL DO ALUNO ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE 29/10/2024, A INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS É AUTOMÁTICA PARA OS ALUNOS INGRESSANTES E A AUSÊNCIA DO NÚMERO DE MATRÍCULA NÃO IMPEDE O ALUNO DE SOLICITAR DOCUMENTOS, COMO DECLARAÇÃO E HISTÓRICO ESCOLAR, PORÉM, CASO QUEIRA CONSULTAR ANTES, A NUMERAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL NA PÁGINA DO REGISTRO, AO REALIZAR O CADASTRO NO EMAIL INSTITUCIONAL OU, A PARTIR DE 02/10/2024, NO ATENDIMENTO PRESENCIAL NO DERAC, CAMPUS MARACANÃ, BLOCO C, SALA 13, de 9h até as 19h. O prazo de emissão dos documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de solicitação.
EMAIL INSTITUCIONAL:
Mantenha seus e-mails atualizados. Havendo discrepância de algum dado, peço que abra chamado em http://chamados.cefet-rj.br, que deverá ser direcionado ao DERAC (e-mail pessoal) ou à DTINF (e-mail institucional).
CRIAÇÃO DE TURMAS NO TEAMS
As aulas serão majoritariamente presenciais, mas se eventualmente houver aulas remotas (online), as turmas do período 2023.2 serão criadas no aplicativo Microsoft Teams e os alunos serão inseridos de forma automática.
SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÕES: AS DECLARAÇÕES DO 2° SEMESTRE LETIVO DE 2024, INCLUSIVE PARA O RIO CARD UNIVERSITÁRIO, PODERÃO SER SOLICITADAS A PARTIR DE 02/10/2024, PRESENCIALMENTE NO DERAC, ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DE REQUERIMENTO NO CAMPUS MARACANÃ, BLOCO C, SALA 13, de segunda a sexta, de 9h até as 19h.
Bilhete único universitário é destinado aos
alunos cotistas dos cursos de graduação para utilização dos modais do município do Rio de Janeiro: ônibus municipal, BRT e VLT. A primeira via do cartão deve ser dada entrada nas lojas do Rio card, de acordo com as instruções
https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade/comoadquirirplu/.
Certidão de Nada Consta da BIBLIOTECA (alunos da Unidade Maracanã)
Para solicitar a emissão de certidão de nada consta da biblioteca, o estudante (campus Maracanã) deverá enviar email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Caso o aluno possua cadastro ativo na Biblioteca, a certidão de Nada Consta poderá ser emitida através do Sistema de Bibliotecas do Cefet/RJ. Ao acessar o site, basta fazer o login, depois clicar em "certidão negativa de débitos" e o documento será emitido automaticamente em formato PDF. Após a emissão, o cadastro do aluno na biblioteca será inativado.
A certidão de Nada Consta deverá ser solicitada nos seguintes casos:
· Trancamento total de matrícula;
· Pedido de transferência;
· Declaração de conclusão de curso;
· Expedição de diploma ou de certificado;
· Cancelamento/desligamento de matrícula.
Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.
Pedidos de Histórico Escolar e Declarações
(alunos do ensino presencial e a distância)
Os pedidos de Declarações e Históricos Escolares dos alunos do DEPES (campus Maracanã) devem ser enviados ao email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Solicitamos que os pedidos sejam feitos através do e-mail institucional do aluno, informando o nome completo e matrícula no corpo do email, e no campo "assunto do e-mail" colocar o texto "DECLARAÇÃO" e/ou “HISTÓRICO”.
O prazo de emissão desses documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail, exceto para ex-alunos que concluíram seus cursos antes da década de 90, cujo prazo de emissão é de 45 dias.
Pedidos de TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO
(somente alunos do ensino presencial)
O estudante poderá solicitar o Trancamento/Destrancamento de matrícula e Trancamento de disciplina, seguindo as normas do Regimento Interno dos cursos de graduação (Manual do aluno), dentro dos prazos do calendário acadêmico da graduação no semestre/ano letivo em curso:
Manual do aluno Graduação
Calendário Acadêmico
As solicitações deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar o nome completo, matrícula e o nome das disciplinas que deseja trancar com seus respectivos códigos e numeração de turmas, e no campo de assunto colocar TRANCAMENTO DE DISCIPLINA.
Para TRANCAMENTO e DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA
(somente alunos do ensino presencial)
No corpo do email o aluno deverá colocar seu nome completo, matrícula e curso, colocando no corpo do email TRANCAMENTO de MATRÍCULA ou DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA.
Pedidos de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
(somente alunos do ensino presencial)
O cancelamento de matrícula é o encerramento definitivo do vínculo do aluno com a Instituição, acarretando a perda do direito à vaga no curso de graduação.
O retorno à Instituição só será possível mediante um novo processo seletivo.
Para solicitar o cancelamento de matrícula, o aluno deverá enviar email para:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. colocando no corpo do email seu nome completo e curso que deseja cancelar, e colocar “CANCELAMENTO DE MATRÍCULA” no assunto, além de anexar um documento de identificação com foto.
No caso de alunos menores de 18 anos, tal solicitação deverá ser feita pelo responsável com o anexo da identidade tanto do responsável, quanto do aluno.
COLAÇÃO DE GRAU - FORMATURA
A formatura dos cursos de graduação ocorrerá oficialmente na colação de grau, que é a sessão solene onde os formandos são declarados oficialmente concluintes dos seus respectivos cursos. Ao colar grau, o aluno prestará juramento de acordo com as normas oficiais do CEFET-RJ.
A Colação de Grau só é válida para quem tiver cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação.
REALIZAÇÃO: COM EXCEÇÃO DAS CERIMÔNIAS EXTRAORDINÁRIAS, QUE CONTINUAM ONLINE, AS CERIMÔNIAS REGULARES AGENDADAS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO SÃO PRESENCIAIS, NOS AUDITÓRIOS DO CAMPUS MARACANÃ.
COLAÇÃO DE GRAU REGULAR
A colação de grau será realizada dentro das datas publicadas no calendário acadêmico do CEFET/RJ. Serão realizadas 2 (duas) colações de grau a cada semestre letivo. Sendo a primeira, 50 dias após a entrega de graus e a segunda, 45 dias após a primeira.
Após dar entrada no requerimento/solicitação, o aluno deverá aguardar o contato telefônico do DERAC acerca das instruções relativas à colação de grau até 10 (dez) dias antes da realização da cerimônia.
Serão analisadas as solicitações feitas até 20 dias anteriores à cerimônia de colação de grau. Pedidos após esse prazo serão analisados para a colação de grau imediatamente posterior, com data definida em calendário acadêmico.
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU REGULAR (CURSOS PRESENCIAIS): DEVERÁ SER REALIZADA VIA REQUERIMENTO FÍSICO, A SER PROTOCOLADO PRESENCIALMENTE NO DERAC, de segunda a sexta, de 9:00h até as 19:30h
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU REGULAR (CURSOS A DISTÂNCIA): A solicitação deverá ser enviada para o email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
com a informação de "SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU REGULAR CURSO EAD" no assunto do email e nome completo, curso, matrícula e telefones de contato no corpo do email.
COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA
Em se tratando de colação de grau extraordinária, além de ter cumprido o currículo pleno em um dos Cursos de Graduação, o aluno deverá especificar a solicitação no requerimento, descrever o motivo e anexar o documento que comprove a urgência do pedido (Aprovação em Concurso Público, Aprovação em Programa de Pós-Graduação, Proposta de emprego, mudança para residir em outro Estado da Federação ou exterior, etc). A documentação será analisada pelo DERAC e, sendo deferida, a solicitação será tratada como colação de grau (formatura) extemporânea.
SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU EXTEMPORÂNEA (CURSOS PRESENCIAIS E EAD):
A solicitação poderá ser realizada presencialmente no DERAC ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Na solicitação por email, o aluno deverá colocar "SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA" no assunto do email; nome completo, curso, matrícula e telefones de contato no corpo do email, além de anexar o documento que comprove a necessidade de urgência.
DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO (alunos do ensino presencial e a distância)
O aluno receberá a declaração de conclusão ao término da cerimônia de colação de grau.
Diploma: APÓS ter participado da cerimônia de COLAÇÃO DE GRAU, o concluinte poderá dar entrada no processo de diploma, através do link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-diploma-ou-2a-via-de-diploma-cefet-rj
Após abrir o processo de diploma, o concluinte poderá solicitar presencialmente no DERAC do CEFET Maracanã (Bloco C, sala 13), através do preenchimento de requerimento, e apresentação da comprovação de entrada no diploma, a declaração de conclusão dizendo que o diploma está em fase de registro, que substitui o diploma até a sua emissão, bem como seu histórico escolar, de segunda a sexta, de 9h até as 19:30h
O prazo para emissão da declaração e do histórico é de 5 dias úteis.
Ao término de todas as cerimônias de colação de grau, a secretaria acadêmica envia o ofício com a relação de concluintes para a assinatura da direção-geral, a fim de que possamos enviar tal documento aos conselhos regionais (CREA/RJ e CRA/RJ).
A presença à cerimônia virtual de colação de grau é OBRIGATÓRIA para que o formando tenha direito à documentação de conclusão dos seus cursos de graduação.
O formando que não puder comparecer terá seu requerimento de colação de grau automaticamente incluído na próxima colação de grau, em data definida no calendário acadêmico do CEFET/RJ e publicado no site da instituição.
SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO EM DISCIPLINAS: SERAS
Redes Sociais