DISAI
Em outubro de 2017, foi criada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), a DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI), que está vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica – DIGES/Cefet/RJ e tem por objetivo transformar ideias em ações referentes à gestão e educação ambiental, desenvolvendo em cada indivíduo da comunidade a percepção socioambiental, que envolva aspectos científicos, legais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais e éticos. Segue as competências da DISAI (CEFET/RJ, 2018, art.70)
I. Estabelecer os parâmetros estratégicos para a sustentabilidade ambiental institucional;
II. Coordenar a elaboração de uma Política Ambiental Institucional e seu cumprimento;
III. Coordenar e presidir o Comitê de Sustentabilidade Institucional;
IV. Articular, orientar, acompanhar e avaliar projetos e programas voltados à gestão ambiental no âmbito institucional;
V. Propor programas, convênios, normas, procedimentos e ações relacionados à sustentabilidade ambiental;
VI. Garantir o acesso às informações sobre sustentabilidade ambiental e a participação democrática em todas as etapas de gestão ambiental;
VII. Fomentar a integração das iniciativas institucionais relacionadas à sustentabilidade ambiental no âmbito do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Gestão;
VIII. Promover sistematicamente debate amplo e democrático sobre questões ambientais no Sistema Multicampio;
IX. Organizar a estrutura de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Cefet/RJ e orientar a sua implantação;
X. Coordenar a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS/PGLS) do Cefet/RJ;
XI. Zelar pela governança institucional no âmbito da gestão ambiental;
XII. Apoiar a Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária em suas atividades e orientar sobre sua governança;
XIII. Participar de reuniões e treinamentos a que for designado;
XIV. Apresentar relatório anual de suas atividades;
XV. Executar outras funções que lhe tenham sido atribuídas. (CEFET/RJ, 2018)
Em 6 de Outubro de 2017, foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 2 – N.193, a nomeação da chefe da DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI), ALINE GUIMARÃES MONTEIRO TRIGO.
Um dos importantes resultados do trabalho desenvolvido pela DISAI e pelo Comitê de Sustentabilidade Ambiental Institucional (COSAI) é a POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL, que surge para orientar ações sustentáveis nos campi do Cefet/RJ, promovendo uma gestão ambiental integrada, adotando padrões sustentáveis de produção e consumo e estimulando a educação ambiental.
O documento será norteador para a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), que consolida e aprimora as práticas sustentáveis em andamento e estabelece novas práticas que visam à racionalização de gastos e processos na Administração Pública, voltadas para os seguintes eixos temáticos: compras e contratações, economia e conservação de energia, uso sustentável de água e efluentes, gestão de resíduos sólidos, obras e construções sustentáveis, deslocamento pessoal e qualidade de vida no ambiente de estudo e de trabalho.
A RESOLUÇÃO 44 PUBLICADA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2018 aprovou a Política de Sustentabilidade Ambiental do Cefet/RJ, um conjunto de princípios, objetivos e instrumentos de gestão ambiental.
Referências:
CEFET/RJ. Relatório de Gestão do Exercício de 2017. Diretoria de Gestão Estratégica. Rio de Janeiro, 2018.
Redes Sociais