ANTAQ premia pesquisa do Cefet/RJ campus Angra dos Reis e da UFF campus Volta Redonda
O artigo “Conjunto de indicadores para avaliação do desempenho sustentável em portos“, resultado de uma parceria entre o Cefet/RJ campus Angra dos Reis e a UFF campus Volta Redonda, recebeu menção honrosa pela quarta colocação, em âmbito nacional, na categoria “Artigo técnico e científico” do Prêmio ANTAQ 2017 de Sustentabilidade Aquaviária. O trabalho apresenta os resultados de cinco anos da pesquisa liderada pelos professores Vanessa de Almeida Guimarães, do Cefet/RJ, Ilton Curty Leal Jr. e Newton Narciso Pereira, da UFF.
A professora Vanessa de Almeida Guimarães, representante do Cefet/RJ na pesquisa
“A pesquisa evoluiu da avaliação da ecoeficiência na operação portuária para a análise do desempenho sustentável dessas operações. Procuramos identificar os aspectos econômicos, sociais e ambientais, positivos e negativos, decorrentes da instalação e da operação de um porto”, explica Vanessa. O desenvolvimento do projeto envolveu alunos de iniciação científica, graduação e pós-graduação.
“O reconhecimento obtido com o prêmio tem permitido divulgar ainda mais a pesquisa para acadêmicos, empresas e entidades governamentais, fomentando a difusão do conhecimento em diferentes níveis e potenciais parcerias”, comemora Vanessa. De acordo com a docente, resultados do trabalho já foram publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas no assunto e, como parte da premiação, serão divulgados também pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
O Prêmio ANTAQ visa reconhecer iniciativas de destaque na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários, fomentando a pesquisa e a produção acadêmica e disseminando as boas práticas na operação e gestão do setor. A solenidade de premiação foi realizada no dia 9 de novembro de 2017, na sede da agência, em Brasília.
Acesse a página do prêmio.
Redes Sociais