Equipe Reis do Sol conquista o 5° lugar na competição nacional Desafio Solar Brasil
A equipe Reis do Sol, do Cefet/RJ Uned de Angra dos Reis, conquistou o quinto lugar na competição nacional Desafio Solar Brasil (DSB), que é um rali de embarcações movidas a energia solar.
O projeto é inspirado na Frisian Solar Challenge, competição realizada a cada dois anos na Holanda que se constitui no principal evento europeu para embarcações solares. O objetivo da DSD é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.
A competição deste ano ocorreu em Niterói, no bairro de São Francisco, entre os dias 16 e 22 de março, e contou com a participação de equipes de diversas universidades e instituições de ensino de todo o país, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, sendo a maior parte das equipes do Rio de Janeiro.
Depois de passar por inspeções de elétrica, mecânica e náutica, os barcos solares competem entre si, realizando provas de navegação. Durante o evento, foram realizadas seis provas: Mach Race (duelo de embarcações através de um percurso); Prova longa, com 5 horas de duração; Prova de revezamento de piloto, com 3 horas de duração; Prova curta, com 2 horas de duração; Prova rápida, com 1 hora de duração; e Spint (prova de velocidade em que o percurso é uma “linha reta” de 0,4 milhas).
A equipe Reis do Sol é um projeto de extensão da Uned Angra dos Reis, que faz pesquisas no ramo de energias renováveis, desenvolvendo tecnologias e promovendo experiências na área científica. O projeto é coordenado pelos professores Marcelo dos Reis Farias, Cíntia de Faria Ferreira Carraro e Camila Barreto Fernandez.
Composição da equipe Reis do Sol:
- Breno Vicente Pires Martins da Cunha (Engenharia Elétrica)
- Claudio Robson Mariano da Silva Filho (Engenharia Elétrica)
- Darllan Pacheco da Matta (Engenharia Metalúrgica)
- Gabriel Rodrigues de Abreu (Engenharia Mecânica)
- Gean Medeiros Vidal (Engenharia Elétrica)
- Gleison Paes Sales (Engenharia Elétrica)
- Gustavo Ribeiro dos Santos Pereira (Engenharia Elétrica)
- Jamila Salustino Jesus(líder-geral– Engenharia Elétrica)
- Jean Gabriel Ribeiro de Souza (Engenharia Elétrica)
- João Pedro Rodrigues do Nascimento (Engenharia Mecânica)
- Júlia Claudia Morais Vieira (Engenharia Mecânica)
- Vitor Weber Pereira Pinto (Engenharia Mecânica)
- Willian Rodrigues de Moraes (Engenharia Metalúrgica)
A equipe vem evoluindo ao longo dos anos e visa, além de alcançar o primeiro lugar no DSB, desenvolver tecnologia sustentável para a Uned e para a cidade de Angra dos Reis.
A primeira participação da equipe no DSB foi em 2017, em Angra dos Reis/RJ, ocasião em que, ainda com componentes emprestados de outras equipes, a montagem do barco foi concluída dentro da própria competição, motivo que os levou a ficar em último lugar. Em 2018, o DSB ocorreu em Búzios/RJ e a equipe conseguiu participar de todas as provas, mas alcançou apenas o 11° lugar entre 15 equipes. Em 2019, não houve competição, mas a equipe conseguiu um fomento da FAPERJ através de um edital de apoio a equipes de protagonismo estudantil. Em janeiro de 2020, ocorreu apenas uma etapa em São Francisco do Sul/SC, mas a equipe da Uned não conseguiu logística para participar. Em 2021, por conta da pandemia, não houve competição. E neste ano, com os recursos da FAPERJ devidamente aplicados, a equipe alcançou a quinta colocação na competição nacional.
A organização do evento tem a expectativa de realizar mais uma etapa em 2022, prevista para acontecer no mês de dezembro em Búzios/RJ. Com a experiência e o ânimo da etapa de Niterói, a equipe Reis do Sol promete evoluir ainda mais para esta próxima etapa.
Para ver o resultado da classificação final e para mais informações, clique no site do Desafio Solar Brasil.
Redes Sociais