Engenharia de Produção da Uned Itaguaí recebe nota máxima em avaliação do MEC
O curso de Engenharia de Produção da Uned Itaguaí conquistou a nota 5, pontuação máxima na avaliação de Conceito de Curso (CC) promovida pelo Ministério da Educação (MEC). Uma comissão de especialistas do órgão realizou a visita técnica por videoconferência, entre os dias 28 e 30 de agosto. Para conceder a nota, os profissionais consideraram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura ofertada aos alunos. O resultado foi divulgado em 4 de setembro e, em breve, o MEC emitirá a portaria publicando a informação.
Com a nota 5 na avaliação de CC, o curso de Engenharia de Produção conquistou pontuação máxima em todos os indicadores analisados pelo MEC
Implantado no segundo semestre de 2015, o curso tem, atualmente, 350 alunos regulamente matriculados e mais de 70 estudantes formados somente nos últimos cinco anos. A Uned Itaguaí está localizada na região da Costa Verde, cercada de empresas multinacionais do ramo da Engenharia, o que faz com que a oferta de estágios e empregos garanta oportunidades de trabalho para quase todos os alunos e ex-alunos, de acordo com o coordenador do curso, Rodrigo de Freitas.
– O bacharelado em Engenharia de Produção é o único da região, logo, a demanda por profissionais da área é muito grande. Sabendo da importância dessa formação para a localidade, trabalhamos de maneira incansável para conquistar a excelência e colocar o curso entre os melhores do país. A comunidade se sente orgulhosa dessa conquista – destacou o docente.
A nota 5 obtida na avaliação de Conceito de Curso era a única que faltava para a Engenharia de Produção. Em análises anteriores, o curso já havia obtido pontuação máxima em indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
– Esse resultado é fruto do trabalho em equipe, da dedicação e do engajamento de todos os envolvidos. É gratificante saber que uma unidade tão jovem, com apenas 15 anos, tenha um de seus cursos na lista dos melhores do país e contribua para a formação integral de profissionais capazes de colaborar para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e econômico da sociedade, atendendo às necessidades da região – comemorou Daduí Guerrieri, diretor da unidade.
Alunos comprovam a qualidade
Estudante do 6º período, Ana Cláudia Moraes já está estagiando no setor de Gestão de Orçamentos da Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP). Para ela, além de o curso oferecer uma visão ampla de macroeconomia e de dispor de professores preocupados com auxiliar os alunos em todos os desafios, um dos diferenciais da Engenharia de Produção da Uned Itaguaí é a possibilidade de participar de diversas ações de extensão, graças à qualidade dos equipamentos disponíveis.
– Os laboratórios possuem aparelhos e máquinas em ótimas condições que nos ajudam a conhecer sobre metrologia e diversos processos de fabricação, além de serem muito utilizados pelas equipes de extensão. Temos o Laboratório Maker, o Galo Baja, a Smart Cefet, a Baquar e vários outros projetos que unem alunos e docentes, que nos fazem aprender na prática e compartilhar conhecimentos – elogiou a jovem.
Alunos aprendem na prática para estarem cada vez mais preparados para ingressar no mercado de trabalho aquecido da região da Costa Verde
Redes Sociais