Cefet/RJ recebe selo de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente
O Cefet/RJ recebeu, recentemente, o Selo de Monitoramento da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa de sustentabilidade proposto pelo Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.
O Selo de Monitoramento é concedido, anualmente, para as organizações que tenham ações de compromisso com o meio ambiente, como a adoção de tecnologias mais eficientes, a economia de matéria-prima e o incentivo à reutilização de insumos, melhorando a qualidade de vida da sua comunidade.
São elegíveis ao selo os órgãos que aderiram à Agenda A3P e que preenchem, consolidam e enviam para a plataforma MMA Ressoa, anualmente, os dados da instituição, como o consumo de água, energia elétrica e combustível, a quantidade de contratações/licitações sustentáveis e a sensibilização e a capacitação dos servidores, por meio de cursos, campanhas e palestras de conscientização.
Eixos temáticos do programa
Exemplos de aplicações práticas dos seis eixos temáticos da A3P
A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na Administração Pública e configura-se como uma oportunidade de órgãos públicos, como o Cefet/RJ, se transformarem, adequando seu modelo de gestão, e gerando resultados socioambientais positivos a partir da adoção de seis eixos prioritários fundamentados pela política dos 5 Rs: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.
No Cefet/RJ, a ação é impulsionada pela Divisão de Estratégia para a Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES), com apoio de outros setores e departamentos. A instituição aderiu ao programa em 2018.
Clique para acessar o Selo de Monitoramento A3P concedido ao Cefet/RJ referente ao ano de 2020.
Redes Sociais