Projeto do Cefet/RJ Unidade Maracanã participa de evento internacional sobre bioeconomia
O Projeto Grupo Robótica (PGRM), da Unidade Maracanã do Cefet/RJ, participará do Green Rio 2021 – uma conferência internacional de negócios em economia verde. O evento reúne palestrantes, representantes e expositores de vários países e, neste ano, será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro em formato híbrido. O público poderá prestigiar as atividades presencialmente, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), ou on-line. Veja como se inscrever no site oficial do Green Rio 2021.
O PGRM marcará presença no evento com dois trabalhos. O aluno André Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC), apresentará o "Cont3nt3 – Container Inteligente", um dispositivo de baixo custo que verifica se um alimento está em condição de consumo, em quanto tempo ainda poderá ser consumido e qual a melhor forma de descarte. Já Raphael Melo, do bacharelado em Ciência da Computação, apresentará um dispositivo robótico que identifica um alimento e informa a pegada de carbono (Footprint) e o consumo de água para sua produção. O trabalho tem o objetivo de despertar a consciência, em crianças e adolescentes, sobre o combate ao desperdício.
Além do Cefet/RJ, outras instituições de ensino também estarão representadas no evento, como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o Colégio Pedro II e o Instituto Verdescola, que integram o Projeto Sense & Learn (Sentir e Aprender, em português), chamado de SELEA21. A iniciativa, subsidiada pelo Programa de Rede Internacional (INP) e ancorada na Universidade de Copenhague, é uma colaboração entre Brasil, China e Dinamarca que visa ao desenvolvimento de ferramentas para medir o conhecimento dos jovens brasileiros sobre a alimentação saudável e ao incentivo ao uso de tecnologias que evitem mudanças climáticas.
De acordo com a programação do Green Rio 2021, a participação do Cefet/RJ acontecerá no sábado, 27 de novembro, a partir das 10h. Além dos alunos responsáveis pelos trabalhos, também estará presente o professor João Quadros, coordenador do projeto.
Redes Sociais