Projeto de extensão promove oficina de danças urbanas na Unidade Maracanã
Na próxima quinta-feira (18), o projeto de extensão “GruDança: co-mover juventudes no Cefet/RJ” irá realizar a oficina “Introdução às bases das danças urbanas hip-hop”, com Douglas Barreto e Wagner Faria, integrantes do Grupo Favela. A atividade irá acontecer na Quadra de Esportes da Unidade Maracanã, das 13h às 16h30, e é indicada para bailarinos experientes e também para amantes da dança e iniciantes, com idade a partir de 12 anos. Não é necessário realizar inscrição e os participantes terão direito a certificado. A iniciativa é uma parceria com o projeto Sesc EntreDança 2023 – O Corpo Negro.
De acordo com a coordenadora do GruDança, Tatiana Oliveira, a oficina será prática e compreenderá o estudo dos princípios e das bases dos estilos das danças urbanas como breaking, popping, locking, hip-hop e house dance. “Através das figuras e peças do repertório e de exercícios de improvisação, com as técnicas das danças urbanas, estudaremos como uma prática corporal se relaciona com uma linha de pensamento e como a estilização do movimento pode transformar uma simples ação em forma complexa de expressão”, explicou a docente.
Na segunda parte da oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar os princípios das técnicas estudadas e aplicá-las por meio de exercícios de criação e composição. A expectativa é que, ao final do curso, os alunos tenham criado um estilo próprio de movimentação. A recomendação é que todos os interessados compareçam com roupas apropriadas ao trabalho físico, garrafa d’água e toalha para o rosto.
Projeto do Sesc busca aumentar a representatividade do corpo negro
Parceiro do Cefet/RJ nessa oficina, o projeto Sesc EntreDança 2023 – O Corpo Negro já está na 3ª edição e foi criado para tornar cada vez maior a participação de artistas negros e negras do país em eventos culturais. O objetivo é fortalecer o compromisso de articular a empregabilidade, o debate público e a produção de espaços qualificados para o protagonismo de artistas negros no campo das artes.
A entrada é gratuita nas diversas unidades do Sesc espalhadas pelo estado e estão previstas ações até 28 de maio. Na programação, há espetáculos de grupos, companhias e artistas da dança, além de mostras de filmes, oficinas de formação e mesas de debate. Além de promover a atividade no Cefet/RJ, o Grupo Favela apresentará o seu espetáculo “Motiró” no dia 19 de maio, às 19h30, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e em 20 de maio, no Sesc Madureira.
Redes Sociais