Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Educação bilíngue para surdos é tema de abertura do ciclo de palestras do NAPNE
Início do conteúdo da página

Educação bilíngue para surdos é tema de abertura do ciclo de palestras do NAPNE

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 16h47 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 18h39 | Acessos: 672

 

Na próxima quinta-feira (6), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), da Unidade Maracanã, iniciará um ciclo de quatro palestras voltado à formação continuada em educação especial na perspectiva inclusiva. A live de abertura terá como tema a “Introdução à educação bilíngue para surdos” e será transmitida pelo Google Meet, das 10h às 12h. Os interessados devem se inscrever pelo link bit.ly/palestrasurdos-0606. A participação será confirmada por e-mail, por ordem de inscrição.

A iniciativa é promovida em parceria com o NAPNE do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias, através do projeto de extensão “Centro de estudos de educação especial na perspectiva da inclusão”. Conforme os organizadores, o primeiro encontro tem o objetivo de apresentar um breve panorama das políticas educacionais para surdos no contexto brasileiro, focalizando os avanços e dificuldades no processo de escolarização bilíngue de surdos no âmbito da educação inclusiva.

A palestrante será Mônica Lopez, professora do IFRJ. Mônica é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e possui experiência como tradutora e intérprete atuando como servidora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e como docente do Bacharelado em Letras-Libras: Tradução e Interpretação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação da live será da professora Andreza Nora, do Cefet/RJ.

As próximas palestras também serão realizadas no mês de junho. Os detalhes serão divulgados em breve.

Fim do conteúdo da página