Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-graduação: aula inaugural abordará narrativas discursivas sobre pessoas refugiadas
Início do conteúdo da página

Pós-graduação: aula inaugural abordará narrativas discursivas sobre pessoas refugiadas

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2024, 18h22 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2024, 18h31 | Acessos: 204

No dia 24 de outubro, às 19h, o curso de pós-graduação lato sensu Sociedade, Linguagem e Relações Internacionais realizará sua aula inaugural com o tema “Tudo que eu tenho é a minha palavra: o lugar das narrativas na ordem discursiva do refúgio”, com a palestrante Liana de Andrade Biar. O evento é on-line, aberto ao público e as inscrições devem ser feitas até o dia 22 de outubro, pelo formulário disponível em: https://bit.ly/inscricoesaula2410.

A palestra abordará os estigmas e as revoluções identitárias alternativas das pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio. O foco são as diferentes narrativas coletadas em entrevistas e materiais midiáticos, que constituem os discursos sobre as pessoas nesse contexto de vulnerabilidade social. A apresentação trará conclusões da pesquisadora no âmbito do projeto “Narrativas de (des)acolhimento: uma lente discursiva sobre a recepção de mulheres refugiadas no Rio de Janeiro” (PUC-Rio/FAPERJ).

Liana Biar possui doutorado em Letras pela PUC-Rio e mestrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente, é professora adjunta na PUC-Rio, onde leciona na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Desde 2018, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e, desde 2021, Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Ela também atua como coordenadora adjunta do grupo de pesquisa Narrativa e Interação Social (NAVIS/CNPq) e é membra da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio.

Durante a aula, será disponibilizada uma lista de presença para emissão de certificado.

Sobre o curso

A proposta do curso de pós-graduação lato sensu Sociedade, Linguagem e Relações Internacionais sintoniza-se com a perspectiva de que o discurso é um elemento central para a compreensão das dinâmicas da vida social, destacando-se as relações entre a linguagem e as questões sociais relevantes ao cenário internacional contemporâneo.

O curso tem duração de dois anos e é ofertado pela Unidade Maracanã, na modalidade Educação a Distância (EAD).

 

Fim do conteúdo da página