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Sepex 2024: projetos unem tecnologia com compromisso social e ambiental na Unidade Maracanã

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 12h17 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 12h26 | Acessos: 239

De 14 a 18 de outubro, o Cefet/RJ promoveu a 29ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) na Unidade Maracanã, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologia”. O evento reuniu projetos de alunos da educação profissional técnica de nível médio e da graduação, abrangendo nove áreas do conhecimento. Aliadas à tecnologia e à inovação, a sustentabilidade e a responsabilidade social foram destaques no evento, transformando os corredores da Unidade Maracanã em um espaço de aprendizado interdisciplinar e compromisso com o futuro.

O professor Julio Cesar Ferreira, orientador do projeto “e-Wolf: engajamento comunitário para o futuro da mobilidade elétrica”, explicou a importância da participação dos alunos em competições e exposições como a Sepex. “Esses eventos dão aos alunos a capacidade de pegar tudo que eles aprendem em sala de aula e aplicar isso produzindo tecnologia de impacto social, voltada para a comunidade e a indústria. Além disso, desenvolvem habilidades de gestão e amadurecem academicamente”, defendeu Julio.

A equipe e-Wolf trouxe para a Sepex o carro elétrico de três rodas que conquistou o primeiro lugar na categoria Elétrica da Shell Eco Marathon 2024, um desafio de eficiência energética, inovação e sustentabilidade realizado em agosto no Rio de Janeiro. Gabriel Badajoz, estudante de Engenharia Elétrica do Cefet/RJ, explicou os ajustes feitos no veículo que garantiram a conquista. “Redesenhamos a carroceria, aprimoramos o sistema elétrico e adicionamos funcionalidades, como um freio de mão e um terceiro botão de emergência. Isso nos permitiu alcançar 148 km com apenas 1 kWh, garantindo o primeiro lugar.”

A estudante Rebeca Rezende, do ensino médio/técnico em Meteorologia, testa o carro elétrico da e-Wolf durante a Sepex 2024

Também na temática ambiental, a chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional da Diretoria de Gestão Estratégica (DISAI/DIGES), Aline Trigo apresentou o projeto “Cefet em busca do selo ODS 2024”, junto ao aluno da graduação em Administração, Silas dos Santos. A iniciativa visa consolidar as diversas ações de sustentabilidade do Cefet/RJ alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando o reconhecimento internacional para a instituição

Sob a perspectiva da responsabilidade social, o projeto Tecnologia Assistiva, que adapta brinquedos para crianças com deficiência, mostrou como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da inclusão. Em colaboração com o Instituto Municipal Helena Antipoff, instituição de ensino especializada em educação especial, a iniciativa recebe brinquedos para adaptar e realizar pequenos reparos.

Os alunos Maria Eduarda Nascimento e Felipe Gomes, do curso técnico em Eletrotécnica, mostraram como pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença. “Às vezes, deslizar o botão de liga e desliga, por exemplo, não é algo simples para uma criança deficiente. Então a gente abre o brinquedo e instala um acionador externo, com botão de pressionar e de base maior. Assim a criança pode pressionar com o antebraço, com os pés ou uma criança autista pode ficar mais confortável para usar, garantindo a inclusão e a autonomia durante as brincadeiras”, explicou Felipe. 

Maria Eduarda Nascimento e Felipe Gomes exibem os brinquedos adaptados pelos alunos do curso técnico em Eletrotécnica do Cefet/RJ

Outro exemplo de iniciativa com impacto social é o projeto Electron Child, que também marcou presença na Sepex. A oficina de eletrônica leva o ensino de robótica para crianças do ensino fundamental da rede pública. A equipe de alunos do curso técnico em Meteorologia do Cefet/RJ se organiza para realizar as aulas em duas turmas, introduzindo conceitos de eletrônica e programação. “O plano era ter oito crianças na oficina, mas pelo aumento do interesse dos alunos no projeto, aumentamos para 28 participantes”, explicou a aluna Selena Heinen.

Os alunos Selena Heinen e Pedro Vitorino exibem a metodologia de ensino utilizada nas oficinas de robótica

Segundo dados do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários da Diretoria de Extensão (DEAC/DIREX), a Sepex 2024 reuniu 81 projetos na Expotec, 42 projetos na Exposup, 24 apresentações de pôsteres e participação de 53 monitores, registrando um crescimento significativo no número de alunos voluntários em relação ao ano anterior. Também houve um aumento de quase 30% nas atividades do Ciclo Multidisciplinar, que incluiu oficinas, mesas-redondas e minicursos. Entre os projetos artístico-culturais, o “Movimento de Mulheres Dandara dos Palmares”, coordenado pela professora Nancy Rabelo, foi uma das 84 atividades do evento.

“Movimento de Mulheres Dandara dos Palmares” em exposição na entrada da Unidade Maracanã

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Para mais informações sobre os projetos e premiações, visite a página da Sepex.

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