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Pesquisa em Ciência da Computação ganha prêmio internacional

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 17h50 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 20h51 | Acessos: 1615

O evento internacional Symposium On Applied Computing,classificado com a mais alta qualificação acadêmica, premiou o artigo “Explorando agrupamentos múltiplos em grafos com atributos”. Desenvolvido pelo professor de Ciência da Computação Gustavo Guedes, com a colaboração de docentes da UFRJ e da Escola de Informática e Computação (IEC) do Cefet/RJ, o trabalho foi agraciado com menção honrosa na trigésima edição evento, realizada na Espanha, em abril.

O trabalho apresenta os resultados de experimentos realizados com um novo algoritmo – conjunto de regras e procedimentos lógicos voltados para a solução computacional de um problema –, aplicável a estratégias de marketing nas redes sociais. O algoritmo permite identificar as afinidades existentes entre pessoas presentes em uma rede, fornecendo dados para campanhas com públicos segmentados.

Guedes explica que muitos algoritmos desenvolvidos para trabalhar com ferramentas como as redes sociais – conhecidas cientificamente como “agrupamentos em grafos” – desconsideram propriedades como essas. “No processo de agrupamento, esses algoritmos levam em conta apenas a estrutura topológica, ignorando as propriedades dos vértices. Em uma rede social, a estrutura topológica representa as relações de amizade, e as propriedades dos vértices descrevem as características e os papéis de usuários das redes”, esclarece.

Ao adotar esse enfoque, os algoritmos existentes desconsideram informações que podem ser importantes para analistas de marketing. “Se eu gosto de futebol e um amigo do meu amigo também, existe uma relação de afinidade que pode ser explorada por uma campanha publicitária”, explica.

Outra novidade do algoritmo desenvolvido por Guedes é a possibilidade de trabalhar com agrupamentos múltiplos. “Imagine dois analistas de marketing distintos querendo realizar uma ação para usuários de uma rede social. O primeiro trabalha para uma loja de esportes infantis e poderia estar interessado em encontrar usuários influentes com pouca idade que praticam algum esporte. O segundo, vinculado a uma loja on-line de produtos femininos, poderia estar interessado em realizar uma campanha direcionada para mulheres. Nossa abordagem seria capaz de apresentar essas duas partições de grupos e diversas outras”, afirma.

O trabalho premiado integra o escopo da pesquisa de doutorado desenvolvida por Guedes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a orientação do professor Geraldo Xexéo e com a colaboração dos professores Eduardo Bezerra e Eduardo Ogasawara, do Cefet/RJ.

 
 
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