Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Maracanã lança preparatório para a OBMEP
Início do conteúdo da página

Campus Maracanã lança preparatório para a OBMEP

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 18h48 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2015, 21h49 | Acessos: 1132

Os alunos do campus Maracanã inscritos na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015) já se preparam para a competição. A Coordenação de Matemática lançou oficialmente, este mês, um curso voltado para os interessados em se dedicar aos estudos. As aulas, iniciadas experimentalmente em março, tiveram uma demanda tão satisfatória que, nesta sexta-feira, dia 10, será aberta uma nova turma.

O curso conta com aulas semanais com duas horas de duração. Há duas opções de turma: uma no turno da manhã e outra à tarde. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de maio (saiba mais aqui). O preparatório enfocará os conteúdos cobrados na competição. O material didático será a apostila do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, além de listas de exercícios elaboradas pelos próprios docentes.

O coordenador de Matemática, Carlos Augusto Carvalho, afirma que o propósito do curso é “familiarizar os alunos com as questões da Olimpíada”. O professor Haroldo Costa Silva Filho, responsável por uma das turmas, espera que as aulas possam “melhorar ainda mais o desempenho do Cefet/RJ na OBMEP, ampliando a participação dos alunos na segunda fase e aumentando o número de medalhas”.

Os alunos do preparatório já fazem projeções para a competição deste ano. O estudante do terceiro ano do curso técnico de Edificações, Vinícius Machado, definiu sua meta: “quero ganhar a medalha de ouro”, afirmou. Machado participou da OBMEP pela primeira vez em 2014 e foi para a segunda fase. O estudante conta que a Matemática é sua disciplina preferida e, embora não possua uma rotina de estudos precisa, pelo menos três vezes por semana, dedica-se à matéria.

A aluna do primeiro ano do curso técnico de Administração, Larissa Resende, faz planos de médio prazo. Recém-chegada ao Cefet/RJ, Larissa considera a premiação na Olimpíada uma porta de entrada para o ensino superior. “Pretendo cursar Ciências Contábeis e me especializar em Finanças. A bolsa concedida pela OBMEP aos premiados é muito importante para realizar esse sonho”, afirma. A estudante sabe do desafio que a espera e já demonstrou que o encara com seriedade: no ensino fundamental, participou de duas edições da Olimpíada e recebeu menção honrosa em uma delas.

O curso será oferecido anualmente, de abril a novembro. Como a segunda fase da OBMEP ocorre, geralmente, em setembro, os dois últimos meses serão dedicados à aplicação de avaliações internas e à preparação para a Olimpíada do ano seguinte. Os participantes que obtiverem bom desempenho, na Olimpíada ou nas avaliações, receberão certificado ao final.

registrado em:
Fim do conteúdo da página