Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Petrópolis debate Pedagogia de Projetos no Ensino Médio
Início do conteúdo da página

Campus Petrópolis debate Pedagogia de Projetos no Ensino Médio

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2011, 14h52 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h34 | Acessos: 1105



O Campus Petrópolis, por intermédio de seu Curso de Licenciatura em Física, como parte integrante do Seminário de Licenciatura, versão 2011, promoverá, no dia 03 de outubro, às 18h30min, no Salão Nobre, a Palestra "A Pedagogia de Projetos no Ensino Médio: Ciência, Arte e Filosofia", a ser proferida pela Profa. Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


RESUMO
A polissemia que há várias décadas cerca o tema da qualidade do ensino não consistiu em impedimento para que de simples adjetivo o termo qualidade tenha se transformado no centro das discussões político-pedagógicas, extrapolando os muros da escola. Nos dias de hoje, o tema qualidade agrega em torno de si um discurso hegemônico, o que permite sua utilização equivocada na atribuição de “rankings” para alguns sistemas de ensino por meio de avaliações de massa. Priorizar quase que exclusivamente o alto desempenho em exames nacionais em massa se opõe a uma visão não hegemônica, apesar de presente de forma destacada nas pesquisas educacionais que atrelam a qualidade a mudanças na educação com vistas à emancipação de todos os cidadãos de modo a participarem de uma sociedade em que as reciprocidades das ações entre os cidadãos sejam mutuamente benéficas. É, portanto, à ideias e práticas educacionais ainda hegemônicas, que contrapomos concepções de ensino para enfrentar os desafios históricos no curso de uma transformação sustentável. O desafio que encontramos nas licenciaturas é formar professores inovadores diante de situações escolares concretas, trilhando com eles caminhos diversificados de acesso aos bens da produção cultural nos campos da Ciência, da Filosofia e da Arte.



registrado em:
Fim do conteúdo da página