RJ tem boas oportunidades para profissionais técnicos em Turismo - matéria Folha do Turismo
Que o Rio de Janeiro continua lindo e, cada vez mais, lotado de turistas todos já sabem. Enquanto pessoas do mundo inteiro visitam as maravilhas desse cenário, o mercado de trabalho no setor do Turismo fica ainda mais aquecido, possibilitando muitos empregos a jovens que tenham curso técnico na área. Com duração de três anos (concomitante com o ensino médio) e uma grade curricular composta de 32 matérias, o curso do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), criado há nove anos, é referência no setor, segundo o coordenador Ambrozio Queiroz.
"A procura por alunos é bem grande e estamos com dificuldades de atender a algumas demandas dos parceiros do mercado, tamanha é a procura por nossos alunos. Os estudantes em sua maioria vão para o mercado de trabalho nos mais variados tipos de empresas do segmento de turismo", comenta o coordenador.
Ambrozío Queiroz destaca também alguns segmentos do ramo que oferecem boas oportunidades no Rio de Janeiro. "O mercado carioca não é uma promessa, é uma realidade! Temos demanda em todos os segmentos do turismo: agências de viagens, hotéis, organizadoras de eventos, empresas públicas de turismo, transportadoras, atrativos turísticos, operadoras de turismo, empresas de outros ramos que desenvolvem atividades de turismo/lazer visando à integração social dos seus funcionários", lembra.
Para o coordenador do curso, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 irão movimentar o mercado de Turismo no Rio de Janeiro. Segundo ele, por meio do estágio, é possível conhecer um pouco mais de cada segmento e identificar aquele que mais lhe agrada.
"O período de estágio é muito importante para o aluno experimentar os diversos segmentos para saber o que mais lhe satisfaça como profissional. Assim como em outras áreas, o turismo também carece de mão de obra qualificada. Nosso papel, enquanto instituição tecnológica, é identificar as necessidades do mercado em termos de formação profissional e satisfazer a essa demanda, que nos dias atuais é deveras dinâmica", orienta.
O professor adianta que, a partir do segundo semestre de 2012, o Cefet/RJ implementará um novo modelo de curso técnico na área, visando a atender às alterações recomendadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/75130#.Tl42xi9iwS4.facebook
Redes Sociais