Brasil tem luto oficial de 7 dias pelo falecimento do ex-presidente Itamar Franco
A presidenta Dilma Rousseff decretou, no último sábado (2), sete dias de luto oficial pelo falecimento do ex-presidente da República, Itamar Franco, que era senador na atual legislatura. Em conversa com amigos e familiares do ex-presidente, Dilma ofereceu o Palácio do Planalto para a cerimônia do velório que, no entanto, foi realizado no domingo (3) em Juiz de Fora (MG).
Segue abaixo a nota de pesar da presidenta da República:
Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do País em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Os ministros Gleisi Hoffamann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) também se manifestaram sobre o falecimento de Itamar Franco.
Segundo Gleisi, “Itamar foi bom para Minas Gerais e para o Brasil. Graças a sua luta, a Cemig e Furnas não estão privatizadas. Foi grande na luta contra a ditadura militar. Convivi com ele no Senado Federal, onde tivemos debates duros, porém respeitosos e a favor do que entendíamos ser melhor para o País.”
O ministro da Justiça disse em nota que “a perda do presidente Itamar deixa uma lacuna no cenário político nacional e entristece a todos os brasileiros”. Segundo a nota, Itamar Franco foi responsável por conduzir o País em um dos períodos mais turbulentos da história recente e à frente do processo de transição na política e na economia teve papel decisivo para o fortalecimento da democracia no Brasil.
Fernando Pimentel também divulgou nota lamentando a morte do ex-presidente Itamar Franco, a quem ele se referiu como grande brasileiro Itamar Franco. “Como presidente da República, num dos momentos mais críticos da história recente do Brasil, ou como governador de Minas Gerais, senador e prefeito, Itamar sempre atuou com competência e espírito público, buscando acima de tudo o interesse nacional”, diz a nota.
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil perde um presidente que deu o passo fundamental para o fim da inflação e a conquista da estabilidade econômica, base dos avanços sociais nos últimos anos. “Guardarei sempre na memória o exemplo de integridade e honradez e o compromisso com a democracia e com o nosso País que nos legou Itamar Franco”, finaliza em seu texto.
Redes Sociais