Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professor do Cefet/RJ é um dos autores de livro sobre mineração de dados
Início do conteúdo da página

Professor do Cefet/RJ é um dos autores de livro sobre mineração de dados

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2015, 19h59 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2015, 20h04 | Acessos: 2917

O livro DataMining: conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações, que teve sua 2ª edição publicada pela editora Elsevier, tem como um de seus autores o professor da Escola de Informática e Computação (EIC) do Cefet/RJ Eduardo Bezerra. O livro aborda os processos Knowledge Discovery in Database (KDD) ou descoberta de conhecimento em bases de dados. É voltado para estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação em Informática, Computação e Engenharia e também pode servir como iniciação aos conceitos computacionais de KDD e à sua aplicação a profissionais de outras áreas, como a Estatística. DataMining reúne desde material teórico e formal até experiências e orientações práticas reais, sobre como conduzir e executar aplicações em KDD.

Além de Bezerra, o livro foi escrito pelos professores Ronaldo Goldschmidt, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Emmanuel Passos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O objetivo do livro é introduzir os conceitos fundamentais para realizar o processo de KDD em situações práticas: identifica padrões e descobre informações relevantes que auxiliam, por exemplo, na formação de posturas estratégicas de marketing, na busca e conquista de clientes, na descoberta de falhas em linhas de produção, entre outras.

Ao longo de onze capítulos, encontram-se uma visão geral da área de KDD e sua relação com outras áreas do conhecimento; os diversos métodos e as possibilidades de técnicas acerca da mineração de dados; apresentação dos tipos de profissionais que atuam na área; KDD como processo, suas etapas detalhadas e algumas das funções mais utilizadas; e as tarefas de sumarização, classificação, agrupamento, descoberta de associações e previsão de séries temporais.

O Capítulo 6 trata da caracterização de uma metodologia para orientar o processo de KDD, baseada na CRISP-DM (modelo industrial que contém diretrizes para execução de aplicações de KDD), e é um tópico de grande importância no processo em questão. Atentos à popularização de técnicas para a análise de redes sociais on-line, os autores abordam ainda os Grafos, estruturas matemáticas amplamente utilizadas na representação abstrata de dados.

O leitor também encontra uma introdução ao cenário de Big Data, destacando conceitos e tecnologias de NoSQL e de mineração de dados paralela e distribuída. Nos capítulos finais, são apresentadas algumas das principais experiências práticas reais vivenciadas pelos autores em projetos envolvendo data mining, assim como orientações para os leitores que atuam ou pretendem atuar na área.

Mais informações: http://eic.cefet-rj.br/dm2ed

registrado em:
Fim do conteúdo da página