Cefet/RJ lança política institucional de combate ao preconceito e à discriminação
No Cefet/RJ, lugar de mulher é na sala de aula, nos cargos de liderança, nos laboratórios de pesquisa, no topo das premiações e onde mais ela quiser. Com essa premissa, no Dia Internacional da Mulher, o Cefet/RJ lança a política institucional Cefet/RJ Plural – de portas abertas para a diversidade, destacando a comunidade como uma instituição multifacetada, que respeita as diferenças. A nova política lança uma campanha continuada contra o racismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia, a misoginia e outras formas de opressão à dignidade humana.
Neste 8 de março, a ex-aluna e atual vice-diretora-geral, Gisele Vieira, publicou mensagem para a comunidade do Cefet/RJ. No texto, destacou a forte presença de mulheres nos corpos discente e docente e a importância de garantir os espaços de protagonismo feminino na instituição: “Sinto-me feliz pelas diversas gerações que passaram por esta casa. Em especial, neste Dia Internacional da Mulher, celebro vitórias e conquistas das alunas e servidoras que contribuíram e têm contribuído para que ocupemos o nosso lugar em diversas áreas do saber, na academia, no setor público e no privado”.
O Cefet/RJ Plural é uma ação da Direção-Geral em conjunto com a Direção de Ensino (DIREN) e diversos departamentos e núcleos estratégicos da instituição. O diretor de Ensino, Roberto Borges, explicou que a iniciativa tem como objetivo principal ampliar o debate interno sobre o respeito e a valorização das diferenças e mobilizar todos em prol da construção de um ambiente democrático e aberto à diversidade. “Pretendemos que a comunidade cefetiana entenda que a nossa instituição é, de fato, um espaço plural, onde todas as pessoas, independentemente de raça, credo, origem, sexualidade e/ou classe social devem ser tratadas e recebidas com a mesma atenção. O Cefet/RJ Plural tem o objetivo de afirmar que o Cefet/RJ é uma instituição que preza pelo ensino democrático de qualidade para todas as pessoas e que, por isso, aqui não há espaço para racismo, machismo, misoginia, LGBTQIA+fobia etc.”, destacou Borges.
Campanhas e ações continuadas
A nova política Cefet/RJ Plural ganhou um espaço exclusivo no site para destacar ações positivas de inclusão e de combate ao preconceito realizadas pela instituição e por membros da comunidade. Na página, também é possível encontrar um repositório de legislações a respeito do tema, além de contatos na própria instituição que funcionam como canais de apoio, denúncia e acolhimento em casos de racismo, sexismo, LGBTQIA+fobia, misoginia e assédios moral e sexual. O acesso à página é feito por meio de um minibanner fixo na página inicial.
Durante todo o ano letivo, as peças gráficas e os conteúdos das campanhas irão circular nos meios de comunicação e redes sociais oficiais do Cefet/RJ com a hashtag #CefetRJPlural, visando conscientizar e sensibilizar os diversos públicos da instituição sobre temas como racismo, misoginia, sexismo, LGBTQIA+fobia, preconceito contra a pessoa com deficiência, privilégios, viés inconsciente, entre outros. Posteriormente, o projeto prevê também um calendário de ações de ensino, pesquisa e extensão sobre os temas do projeto e a importância do respeito às diferenças.
Redes Sociais