Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Presidente Dilma Rousseff faz participação no segundo dia da CONAE
Início do conteúdo da página

Presidente Dilma Rousseff faz participação no segundo dia da CONAE

Publicado: Sexta, 21 de Novembro de 2014, 19h32 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 19h46 | Acessos: 761








Dilma Rousseff abriu as atividades destacando que a CONAE 2014, a exemplo da edição de 2010, acontece como meio democrático para que sejam dadas novas sugestões e delineadas prioridades para a educação brasileira.  Para ela, a Conferência é um exemplo de sucesso da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas, e que essa garantia deve ser estendida para as outras áreas como forma de consolidar o modelo democrático moderno.


A presidente também voltou a reafirmar que a educação será prioridade em seu governo. “Só a educação pode diminuir as desigualdades ainda existentes neste país e é caminho para crescermos em áreas estratégicas, como pesquisa e inovação”, disse. Dilma ressaltou ainda a importância da destinação dos royalties do petróleo para educação como fortalecimento do financiamento, e garantiu que em seu governo não permitirá a “falsa contradição”, de que só é possível investir em um nível educacional. “Queremos educação da creche à pós-graduação”, afirmou.


No período da tarde foi dado início os colóquios do Eixo I, sobre o Plano Nacional de Educação, Eixo II, sobre Educação e Diversidade, o Eixo III, que debateu a respeito da Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, e por fim o Eixo IV que tratou sobre  Qualidade, Acesso e Permanência. O reitor Paulo Gabriel Nacif, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palestrante sobre o tema Políticas de Ações Afirmativas e Garantias de Condições de Permanência.



Reitor Paulo Gabriel (UFRB)

“Precisamos ter arranjos institucionais para as universidades darem  garantia de permanência destes alunos mais vulneráveis, não só na questão material. Temos que trabalhar o conceito de afiliação universitária para que nossos discentes, que ingressam através de cotas, sintam-se parte da comunidade acadêmica e assim possam interagir neste ambiente de ensino”, afirmou o reitor Paulo Gabriel.


O presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo (UFSCar), foi o palestrante convidado para o colóquio Educação Superior e Sociedade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele apresentou um estudo sobre novo modelo de universidade, onde colocou como indissolúvel a extensão do ensino e pesquisa, e destacou a necessidade da flexibilização curricular. Targino ainda tratou dos conceitos de conhecimento universitário, cuja aplicação pode eu não acontecer, e sobre conhecimento pluriversitário, cuja aplicação acontece em parceria entre pesquisadores e outros segmentos da sociedade.



Presidente Targino de Araújo (UFSCar)

O professor da Universidade Federal de Goias (UFG), Nelson Cardoso Amaral, foi palestrante da mesa sobre Gestão e Financiamento da Educação, como indicação da Andifes de especialista no tema. Hoje (21) os dirigentes da Associação participam de mais seis colóquios e a programação dos palestrantes pode ser conferida aqui.
Professor Nelson Amaral

O stand da Associação também estará funcionando para receber os conferencistas das 8h às 18h, com disponibilidade de variadas publicações.

Fonte: http://www.andifes.org.br/?p=29343




registrado em:
Fim do conteúdo da página