Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ASCRI divulga edital que oferta bolsas a estudantes estrangeiros com excelente desempenho
Início do conteúdo da página

ASCRI divulga edital que oferta bolsas a estudantes estrangeiros com excelente desempenho

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 20h19 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 20h24 | Acessos: 575

A Assessoria de Convênios e Relações Internacionais (ASCRI) do Cefet/RJ torna público o edital do Ministério das Relações Exteriores (MRE) que seleciona candidatos à Bolsa Mérito pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O certame visa à concessão de auxílio mensal de R$ 622 para os estudantes estrangeiros que demonstrem desempenho acadêmico excepcional. O benefício é válido para o primeiro semestre de 2023 e tem duração máxima de seis meses. 

Para concorrer à oportunidade, além de serem estudantes-convênio do programa PEC-G e estarem regularmente matriculados, os interessados deverão ter cursado ao menos o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação ao qual estão vinculados e apresentar bom desempenho acadêmico, sem reprovações no último semestre letivo, além de não serem beneficiários de programas de auxílio financeiro com origem no Brasil, incluindo bolsas acadêmicas, de estágio e similares.

A pré-seleção será realizada pela ASCRI. Os candidatos devem encaminhar toda a documentação exigida no processo seletivo e os formulários devidamente preenchidos e assinados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O prazo de envio iniciou nesta sexta-feira (16) e termina às 23h59 do dia 26 de dezembro de 2022. A seleção dos candidatos será feita com base nas listas de pré-seleção encaminhadas ao ministério pelas instituições de ensino.

Para saber mais detalhes, consulte o edital do MRE e acesse a página de informações ao estudante-convênio.

Sobre o Programa PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965 pelo governo federal, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar estudos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Atualmente, são 69 os países participantes do PEC-G, sendo 29 da África, 25 das Américas, 9 da Ásia e 6 da Europa.

Acesse o site oficial do PEC-G e saiba mais sobre o programa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página