Cefet/RJ firma novas parcerias com instituições portuguesas
O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta (à esq.), ao lado do presidente do IPPortalegre, Luís Loures, e da reitora da UNEB, Adriana Lima, assinam acordo para criação de programa de doutorado entre as instituições / Foto: Suplemento Ensino Magazine
De 17 a 21 de abril, uma comitiva de diretores do Cefet/RJ viajou à Europa com o intuito de visitar quatro instituições de ensino portuguesas para conhecer as instalações, trocar experiências e fechar novos acordos que ampliem ainda mais as ações de intercâmbio da instituição. Participaram da missão internacional o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, a vice-diretora, Gisele Vieira, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy.
Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) – No dia 18 de abril, Cefet/RJ e IPBeja assinaram um memorando de entendimento para estabelecer uma cooperação mútua com intenção de promover intercâmbios, pesquisa, ensino e extensão nas mais diversas áreas acadêmicas, além de gestão universitária.
Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre) – Durante um evento sobre energia e clima, entre os dias 19 e 20 de abril, o Cefet/RJ assinou um protocolo de cooperação para um programa de doutorado em hidrogênio verde e gases renováveis. Além do Cefet/RJ e do IPPortalegre, a iniciativa envolve a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Universidade de Évora – No dia 20 de abril, a comitiva do Cefet/RJ permaneceu na região do Alentejo e se reuniu com diretores da Universidade de Évora, com o intuito de discutir oportunidades de cooperação entre as duas instituições. Durante a visita, foram apresentados os indicadores de excelência acadêmica do Cefet/RJ alcançados no Conceito Institucional (CI) e no Índice Geral de Cursos (IGC), além dos indicadores relevantes de publicações em revistas científicas. Também foram identificadas as oportunidades para programas de dupla diplomação, cotutela e professor visitante.
Universidade Nova de Lisboa – Para fechar a missão internacional, a comitiva do Cefet/RJ esteve na capital portuguesa, em 21 de abril, para visitar a infraestrutura de pesquisa, inovação e pós-graduação da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Nova Lisboa. Durante o encontro, foram debatidas oportunidades de desenvolver programas de dupla diplomação, cotutela, professor visitante e mobilidade sanduíche, por meio de protocolos de intenções e acordos de cooperação.
De acordo com o diretor-geral do Cefet/RJ, a visita às instituições portuguesas foi bastante produtiva por estabelecer novas parcerias e reforçar cooperações já existentes. “Os acordos e protocolos de intenção assinados são muito benéficos, pois abrangem tanto o nosso ensino quanto a pesquisa e abrem os horizontes para novas oportunidades para alunos e também para servidores”, destacou Motta.
As ações de internacionalização já são uma realidade no Cefet/RJ. Neste mês, a instituição divulgou um edital que ofertou 21 vagas para estudantes de diversas áreas no programa de dupla diplomação em conjunto com os cursos de mestrado do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre). Os estudantes selecionados estudarão em Portugal durante um ano e retornam, ao final do período, para concluir a graduação no Cefet/RJ.
Confira outras fotos da missão internacional:
Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, e Mauricio Motta, diretor-geral do Cefet/RJ, assinam documento de cooperação entre as instituições / Foto: IPBeja
Da esq. para a dir.: Paulo Quaresma, vice-reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora; Teresa Batista, investigadora da Universidade de Évora; Gisele Vieira, vice-diretora do Cefet/RJ; Ronney Boloy, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ; e Mauricio Motta, diretor-geral do Cefet/RJ
Comitiva do Cefet/RJ encerra missão internacional em visita à Universidade Nova de Lisboa e é recebida pelos diretores da instituição portuguesa
Redes Sociais