Dirigentes da rede federal se reúnem com ministro e discutem recursos para educação
À esq., o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, participou da reunião dos dirigentes do Conif com o ministro da Educação, Camilo Santana, para dialogar sobre o fortalecimento das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Gestores do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) estiveram reunidos com o ministro da Educação, Camilo Santana, para dialogar sobre as demandas mais urgentes e o futuro das instituições de ensino da rede nos próximos anos. Os encontros ocorreram entre os dias 5 e 6 de julho, em Brasília. O Cefet/RJ foi representado pelo diretor-geral, Mauricio Motta, que, atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente de Administração do Conif.
Durante as reuniões, foram discutidas ações conjuntas que fortaleçam as instituições que compõem a rede federal, como a recomposição de recursos, a contratação de pessoal, a formação de professores e a expansão da rede. O ministro destacou o investimento que já está sendo realizado em obras de infraestrutura em diversas instituições e enfatizou a importância da reconstrução de políticas que foram desestruturadas durante os últimos anos no Brasil.
Conforme o diretor-geral do Cefet/RJ, que integra a comissão responsável pelas negociações entre Conif e MEC, a prioridade é a discussão do orçamento para 2024: “A nossa defesa é por um maior financiamento para assistência estudantil, custeio e investimento, de modo que o próximo orçamento reflita as reais necessidades da rede federal e do Cefet/RJ”, destacou Motta. As reuniões também tiveram a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques.
Na condição de dirigente do Conif, Motta cumpriu outros compromissos na capital federal durante a semana e compareceu à posse dos novos reitores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), José da Costa Filho, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, além de outros reitores de instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Também houve reunião do diretor com a Secretaria Executiva do MEC e participação no aniversário de 72 anos da CAPES.
Com informações das Assessorias de Comunicação do MEC e do Conif.
Redes Sociais