Pró-reitores de universidades federais se reúnem no Cefet/RJ e discutem políticas para educação
Da esq. para a dir., os diretores Ronney Boloy e Mauricio Motta, do Cefet/RJ, além de Flávio Demarco (UFPel) e Marcos Vital (UFRR), presidente e vice-presidente do COPROPI, participaram da mesa de abertura do evento
O Cefet/RJ sediou, nesta quarta-feira (2), a reunião do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (COPROPI), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento foi realizado no Auditório 5 da Unidade Maracanã e recebeu cerca de 50 pró-reitores de universidades federais de todo o país, com o propósito de trocar experiências e debater a construção de políticas de pós-graduação que avancem o desenvolvimento científico e acadêmico das instituições.
No encontro, o Cefet/RJ foi representado pelo diretor-geral, Mauricio Motta, e pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronney Boloy. Durante a sua fala, Motta saudou a presença de todos e apresentou a estrutura do Cefet/RJ aos convidados, destacando algumas das conquistas recentes da instituição, como a obtenção do Conceito Institucional (CI) 5 – nota máxima na escala de avaliação do ensino superior concedida pelo Ministério da Educação (MEC) –, além da assinatura de parcerias com instituições estrangeiras para acordos de dupla diplomação e demais ações de internacionalização.
A programação do COPROPI começou ainda na terça-feira (1º) com visitas dos pró-reitores ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A atividade teve como proposta estabelecer o diálogo com esses órgãos sobre a possibilidade da criação de novos editais que fomentem ações de pesquisa. Já nesta quarta-feira (2), os representantes das universidades participaram de encontros com integrantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, à tarde, assistem a uma palestra sobre as perspectivas de ações para a transição energética, além de realizarem reuniões internas.
Pró-reitores de universidades federais brasileiras, do Cefet/RJ e do Cefet-MG participaram do encontro do COPROPI na Unidade Maracanã
Redes Sociais