Os rumos da educação brasileira foram tema de debate no Fórum de Ensino do Cefet/RJ
Diretores do Cefet/RJ durante a mesa de abertura do VIII Fórum de Ensino
Com a presença de profissionais da educação e convidados, o Cefet/RJ realizou, entre os dias 16 e 17 de outubro, a oitava edição do Fórum de Ensino. O evento teve como tema “As reformas recentes em implantação na educação brasileira e seus impactos nos ensinos básico e superior”, e foi promovido pela Diretoria de Ensino (DIREN), com organização da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Ensino (DIACE). A programação teve conferências e mesas temáticas que discutiram os rumos da educação do país para os próximos anos.
Na abertura, realizada na manhã de segunda-feira (16), o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, ressaltou a importância de discutir as práticas acadêmicas da instituição e abrir espaço para as diferentes ideias, pois são elas que contribuem para o processo democrático. “Escola e democracia devem conviver sempre juntas para o avanço das nossas políticas educacionais”, destacou o gestor. A diretora de Extensão, Renata Moura, lembrou o papel social da instituição, principalmente no período pós-pandemia, que, além de educar, é de acolher os estudantes. “É essencial que os nossos alunos possam vivenciar todas as experiências proporcionadas pelo ambiente escolar de uma maneira completa e feliz”, disse a diretora.
Também presente na mesa, a diretora de Gestão Estratégica, Célia Machado, salientou a necessidade de se pensar estratégias para que o Cefet/RJ possa melhorar cada vez mais a sua atuação, especialmente na área de ensino. Já a representante da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG), Doralice Chagas, ressaltou uma das missões da instituição, que é colaborar com a diminuição das desigualdades educacionais presentes na sociedade. Por fim, a diretora de Ensino, Dayse Pastore, além de agradecer a todos que colaboraram na organização do evento, destacou que a educação é o que move todos os profissionais da área e, por isso, discutir as reformulações na política educacional é essencial para o Cefet/RJ seguir cumprindo o seu papel.
Na conferência que deu início ao fórum, o docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Dourado, palestrou sobre o tema “Formação de profissionais da educação: embates e perspectivas no contexto das reformas educacionais”. Em sua fala, Dourado destacou que educação é política e campo de disputa. Segundo ele, é preciso debater um modelo educacional que prepare os profissionais para a prática do ensino que vise à formação cidadã, não apenas para o mundo do trabalho, mas para atuação ampla dos alunos, em todas as áreas da vida.
– O momento é de reconstrução. Precisamos refletir sobre o Plano Nacional de Educação para o período 2024/2034, fortalecendo a participação dos estudantes e da sociedade civil. É preciso que a política educacional não seja uma concepção restrita de formação centrada no domínio de competências e habilidades, mas sim que se pense a educação como prática social, formando cidadãos plenos – reforçou o palestrante.
Luiz Dourado, docente da UFG, foi o convidado da conferência de abertura do VIII Fórum de Ensino do Cefet/RJ
Veja mais fotos da abertura do evento.
Ainda no decorrer da segunda-feira e durante a terça-feira, diversas atividades abordaram temas relevantes à prática da docência e culminaram na conferência de encerramento que debateu o tema “Política nacional de educação profissional e tecnológica: avanço ou retrocesso”. Os palestrantes foram a deputada estadual do Rio de Janeiro, Elika Takimoto, e os docentes do Cefet/RJ Maicon Azevedo e Heitor Soares.
Elika Takimoto, deputada estadual do Rio de Janeiro, palestrou sobre a política nacional de educação profissional e tecnológica, juntamente com os docentes Maicon Azevedo (ao centro) e Heitor Soares
Redes Sociais