Projeto da Uned Nova Iguaçu participa de simpósio de Física na Uerj
O projeto de extensão Jogando e Experimentando Para Aprender Ciência (JEPAC), da Uned Nova Iguaçu, representou o Cefet/RJ no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O evento foi realizado entre os dias 8 de 10 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os estudantes que integram a iniciativa puderam apresentar as características e objetivos pedagógicos dos jogos “NucGame”, “Física em Cena” e “Máfia League”, que abordam assuntos ligados à Física e são voltados ao público em geral. Os jogos foram elaborados no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC), que comemora 10 anos em 2023.
Projeto JEPAC representou o Cefet/RJ no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
No mês de outubro, o JEPAC já havia apresentado os mesmos jogos no Top Shopping, em Nova Iguaçu (RJ). De acordo com a professora Marta Maximo, coordenadora do projeto, a ação permitiu que pessoas de diferentes idades, graus de escolaridade e níveis socioeconômicos pudessem ter contato com o conhecimento científico de forma mais lúdica e prazerosa. Participam das atividades os estudantes do ensino médio Janaína Offredi e Matheus Souza, do curso técnico em Automação Industrial, e Nicolas Sousa, do curso técnico em Informática, e o aluno de graduação em Física Filipe Martins.
Integrantes do projeto apresentaram jogos didáticos de Física em shopping de Nova Iguaçu
Iniciativa foi premiada em feira de inovação do Rio de Janeiro
Entre os dias 25 e 26 de novembro, o JEPAC recebeu o Prêmio Divulgação Científica na 17ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI 2023). O trabalho concorreu na categoria Ciências Exatas e da Terra. Além do JEPAC, outros dois projetos da Unidade Maracanã e um da Uned Maria da Graça tiveram destaque no evento.
Redes Sociais