Cefet/RJ dá posse a professores aprovados em concurso público
Setenta e dois professores participaram do Programa de Ambientação Institucional e começam a lecionar na abertura do ano letivo de 2024
Na tarde desta quinta-feira (25), os docentes aprovados no concurso público para o quadro efetivo de servidores do Cefet/RJ participaram da cerimônia de posse, em evento realizado no Auditório 2 da Unidade Maracanã. Ao todo, 72 professores devem iniciar as atividades em sala de aula a partir da próxima semana, na abertura do ano letivo de 2024. A solenidade integrou as atividades do Programa de Ambientação Institucional, que iniciou na quarta-feira (24), com transmissão on-line pelo Microsoft Teams e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nos dois primeiros dias, a programação foi concentrada na Unidade Maracanã e no terceiro dia acontecerá nos locais de atuação dos docentes, em diferentes datas. Além de recepcionar os novos servidores, a proposta do evento é apresentar a instituição, as diretorias sistêmicas e os diversos setores. Durante a abertura realizada na quarta-feira (24), o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, deu as boas-vindas aos novos colegas, compartilhou resultados recentes obtidos pelo Cefet/RJ, como a conquista da nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC), e ressaltou a importância dessa iniciativa.
– Com o passar dos dias, é natural o professor ir se apropriando das rotinas acadêmicas, mas a ideia do evento é dar o máximo de informação possível antes do início das aulas, para que os docentes possam iniciar suas atividades bem preparados e consigam exercer com plenitude a carreira na instituição – explicou Motta. O gestor também lembrou a existência de ferramentas importantes à disposição dos docentes, como a Biblioteca Virtual Pearson, que disponibiliza mais de 14 mil livros on-line, e o sistema de processos eletrônicos SUAP, que minimiza o uso de papel e vai ao encontro do compromisso de sustentabilidade assumido pela instituição.
O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, deu as boas-vindas e apresentou a instituição aos novos docentes do quadro efetivo de servidores
Na quinta-feira (25), ainda durante as atividades de recepção, a Direção-Geral ofereceu um café da manhã para simbolizar as boas-vindas, no espaço Oswaldo Marcos. A agenda de atividades foi cumprida com a apresentação de informações iniciais sobre a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), sobre a Corregedoria e também acerca dos objetivos da Comissão de Ética, que incluem a construção de um ambiente de trabalho que preserve o respeito e fortaleça a cidadania.
Julianna Bonfim, que foi aprovada para lecionar Língua Portuguesa na Uned Maria da Graça, elogiou a oportunidade de participar da ambientação. “Achei a experiência enriquecedora e informativa. Nós, que não conhecemos a realidade de uma instituição federal, chegamos com muitas dúvidas e a ambientação nos deixa mais à vontade para começar a trabalhar”, comentou a docente. Com experiência de 17 anos lecionando na rede municipal do Rio de Janeiro, Juliana está realizando um sonho. “Vou poder atuar diretamente com Literatura, a área na qual me especializei. Estou muito feliz”, comemorou.
Julianna Bonfim (ao centro) recebe o carinho da mãe Cláudia Souza e do marido Alexandre Cardoso, durante a cerimônia de posse dos docentes do Cefet/RJ
Diferentemente de Julianna, Laryssa Curty terá no Cefet/RJ a sua primeira experiência como professora. Ex-aluna da graduação em Engenharia de Produção e do mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, da Uned Nova Iguaçu, Laryssa celebra a oportunidade de exercer um novo papel dentro da instituição, na mesma unidade onde estudou. “Minha trajetória no Cefet/RJ começou em 2012 e muita coisa na minha vida foi construída aqui dentro. Eu estou muito orgulhosa de fazer parte dessa instituição e espero retribuir para os meus alunos todo o conhecimento que conquistei”, finalizou a docente.
Laryssa Curty é abraçada pela mãe Miriam Curty enquanto aguarda para assinar o termo de posse no Auditório 2 da Unidade Maracanã
Para mais informações sobre o concurso para docentes, acesse a página do processo seletivo.
Redes Sociais