Projeto do Cefet/RJ recebe selo de boas práticas em desenvolvimento sustentável
O projeto de extensão do Cefet/RJ, Odoya Rio Maracanã, foi premiado com o Selo ODS EDU 2023, certificação que busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino na elaboração de práticas sustentáveis. Coordenado pelos professores Claudia Fragelli e Julio Antunes, o projeto tem como objetivo ressignificar a relação da população local com o Rio Maracanã, visando à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Conforme os responsáveis pela iniciativa, para atingir esse propósito, buscou-se promover o letramento socioambiental junto à comunidade do Cefet/RJ e demais atores sociais que atuam na Bacia do Rio Maracanã, estimular a realização de eventos e ações de mobilização e sensibilização para a construção de cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, além de realizar visitas de campo acompanhando o curso do Rio Maracanã, assegurando a melhoria da qualidade das águas do rio, que alimenta a Baía de Guanabara.
Além do Cefet/RJ, outras 38 instituições de ensino no país foram reconhecidas pelos projetos desenvolvidos. O Selo é uma iniciativa de extensão do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 (Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030), que estimula a criação de boas práticas que possam ser replicadas por outras instituições brasileiras.
Para o ano de 2024, espera-se que mais projetos possam participar do Selo ODS EDU, despertando os diversos atores sociais envolvidos no exercício de cidadania socioambiental e inspirando a elaboração de políticas públicas em consonância com as premissas da sustentabilidade.
Para conhecer os projetos e as instituições de ensino que foram certificadas com o Selo ODS EDU 2023, acesse o link https://www.seloods.org/sobre-o-selo
Redes Sociais