Cefet/RJ sedia assembleia de formalização e eleição da presidência do Friperj
Da esq. para a dir.: Victor Saraiva (IFF); Gulnar Azevedo e Silva (Uerj); Antônio Cláudio da Nóbrega (UFF); Rosana Rodrigues (UENF); Roberto Rodrigues (UFRRJ); Mauricio Motta (Cefet/RJ); Rafael Almada (IFRJ); Ana Paula Leitão (CPII); Roberto Medronho (UFRJ); José da Costa Filho (UNIRIO)
No dia 19 de agosto, o Auditório 1 do Cefet/RJ Unidade Maracanã foi palco da assembleia de fundação do Fórum de Reitores das Instituições Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Friperj). Na ocasião, foi aprovado o estatuto da entidade e eleitos como presidente o reitor Roberto Rodrigues, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), como vice-presidente o reitor Rafael Almada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e como tesoureiro o reitor Victor Barbosa Saraiva, do Instituto Federal Fluminense (IFF).
O encontro contou com a participação do diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, além de nove reitores de instituições públicas de ensino federal e estadual, bem como de vice-reitores, docentes, pró-reitores, deputados federais e outras autoridades. O evento marca a consolidação do fórum, criado durante a pandemia, como um potencial de diálogo e de apoio das instituições de ensino público frente aos desafios enfrentados no estado do Rio de Janeiro.
Na abertura da cerimônia, o diretor-geral Mauricio Motta, expressou sua satisfação em sediar o evento no Cefet/RJ
Mauricio Motta destacou a relevância da formalização do fórum para que as universidades possam, de forma articulada, discutir propostas de educação e de políticas públicas para o estado do Rio de Janeiro. Para o gestor, a entidade contribui para viabilizar as demandas estudantis e acadêmicas, que antes eram pensadas de forma isolada, a partir de cada centro de ensino. "O Friperj potencializa e fortalece a cooperação entre diversos atores, com o objetivo de contribuir cada vez mais para o avanço da educação na sociedade fluminense", afirmou.
Em sua fala, o novo presidente do Friperj, Roberto Rodrigues (UFRRJ), ressaltou o caráter histórico do momento, enfatizando a importância da união das universidades para enfrentar a questão orçamentária. O vice-presidente, Rafael Almada (IFRJ), reforçou a ideia de cooperação entre as instituições no campo da educação, da ciência e da tecnologia, para a construção e troca de experiências.
Redes Sociais