Teses de professores do Cefet/RJ são premiadas pela Sociedade Brasileira de História da Ciência
As teses de doutorado dos professores do Cefet/RJ Leonardo Lignani e Alberto de Lima receberam os prêmios de menções honrosas no Concurso de Teses e Dissertações de 2024 da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). O resultado da edição de 2024 foi divulgado no início de agosto no site da SBHC.
O professor Leonardo Lignani foi reconhecido na categoria História Ambiental pela tese intitulada “A ciência entre o ‘uso seguro’ e a proibição dos agrotóxicos: toxicologia, políticas de saúde internacional e regulamentação agrícola na trajetória de Waldemar Ferreira de Almeida (Brasil, 1937-1985)”. O trabalho, desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz, teve orientação da professora Dominichi Miranda de Sá.
Já o professor Alberto de Lima recebeu a menção honrosa na categoria História da Informática pela tese “Além da nostalgia de Macunaíma: as promessas de Brasis na Política Nacional de Informática, nas iniciativas de Software Livre e na Geração Cidadã de Dados em favelas”. A pesquisa foi realizada na UFRJ, sob a orientação do professor Henrique Luiz Cukierman.
O reconhecimento de ambos os trabalhos aponta para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa na instituição.
Redes Sociais