Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Expin48: alunos do Cefet/RJ participam de desafio de inovação e sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Expin48: alunos do Cefet/RJ participam de desafio de inovação e sustentabilidade

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 21h09 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2024, 21h09 | Acessos: 193


Alunos, mentores e Comitê Julgador do Expin48

Entre os dias 27 e 29 de setembro, o Cefet/RJ realizou a sexta edição do Expin48, um desafio de inovação que motivou equipes de alunos a desenvolverem soluções criativas e sustentáveis em apenas 48 horas. O evento aconteceu na Unidade Maracanã e reuniu estudantes da instituição dos níveis técnico, de graduação e da pós-graduação para criarem projetos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No início do evento, as equipes foram formadas em torno de temas propostos pela Comissão Organizadora e, durante o fim de semana, os participantes contaram com a orientação de mentores. No domingo, os projetos desenvolvidos foram apresentados a um Comitê Julgador composto por especialistas em ciência, tecnologia e inovação, que avaliaram as propostas com base em critérios como inovação, qualidade técnica, viabilidade e apresentação.

De acordo com a organização do Expin48, uma característica marcante desta edição foi a maior participação de alunos das unidades descentralizadas (Uneds) do Cefet/RJ, representando 75% dos participantes. Essa diversidade de realidades locais favoreceu a troca de experiências e fortaleceu o caráter interdisciplinar do evento, contribuindo para o desenvolvimento de soluções mais criativas e inovadoras.


Estudantes da equipe Balloon Net, vencedora da sexta edição do Expin48, exibem suas medalhas

Dentre os participantes, o destaque foi para a Balloon Net, campeã geral da edição de 2024 e vencedora na categoria Inovação. Formada pelos alunos João Gabriel Lucena, João Pedro Moreira, Lucas Souza, Pedro Henrique Silveira e Yan Vital, a equipe desenvolveu uma solução inovadora com o tema “Onde há vida? A robótica em emergências globais”.

O projeto abordou a dificuldade de comunicação em áreas afetadas por desastres naturais, como enchentes ou terremotos, onde a infraestrutura de rede é comprometida. A solução foi motivada pelas catástrofes recentes em Petrópolis, em 2022, e este ano no Rio Grande do Sul, cidades que sofreram com a falta de conectividade para localizar vítimas. A partir disso, os estudantes propuseram o desenvolvimento de um sistema de antenas móveis que cria uma rede mesh temporária, capaz de restabelecer a comunicação de maneira eficiente, escalável e rápida e facilitar a resposta em emergências, protegendo vidas.

Outro projeto de impacto foi o da equipe Novo Rumo, dos alunos Fernando Coelho, Hemylli Rodrigues, Iago Espírito Santo, Luiz Duarte, Raquel da Silva e Stella de Souza, que abordou “Tecnologias para levar educação às periferias do mundo” e foi destaque na categoria Qualidade Técnica. Já a equipe Hermes, formada pelos alunos Bianca Mansur, Bruno de Souza, Flavio Meira, Larissa Satiro, Pedro Teixeira e Rafaela de Carvalho, foi premiada na categoria Viabilidade, com foco em “Mobilidade urbana e saúde pública”. Além disso, a equipe Sustentatech, dos alunos Arthur Menezes, Eduarda Mello, Jamilly Ferreira, João Santos e Marcus Cerqueira também se destacou, vencendo na categoria Apresentação, com uma proposta sobre “Inclusão social em habitações urbanas sustentáveis”.

Com o apoio da National Oilwell Varco (NOV) e da CAPES, o evento proporcionou uma imersão completa aos participantes, que ficaram alocados no 5º andar do Bloco E da Unidade Maracanã.

Confira os detalhes desta edição no site do Expin48 2024.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página