Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

banner-120x60-amarelo

Conheça nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter

Perguntas Frequentes - Portal do Aluno

  1. O que é o SIE?

Resposta: SIE é o Sistema de Informações para o Ensino. O Sistema Acadêmico usado no CEFET/RJ.

  1. Quem desenvolveu o SIE?

Resposta: A Universidade Federal de Santa Maria.

  1. Não consigo entrar no portal. O que fazer?

Resposta: Entre em contato com o suporte por e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ou ligue para 2566-3013 solicitando a alteração da senha.

É necessário informar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Matrícula;
  • Data de Nascimento;
  • E-mail e/ou telefone de contato.

 

  1. Ocorreu um erro no portal! O que faço?

Resposta: Sugerimos que , caso ocorra um erro , o aluno use a tecla PrintScrn para gravar essa imagem e enviar para o suporte do SIE através do e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , cujo assunto deve ser: “Notificação de problema no Portal”.

No e-mail deve conter os seguintes dados do aluno:

  • Nome completo;
  • Matrícula do Aluno;
  • Data de Nascimento;
  • Telefone(s) para contato.


Descrição do erro e a imagem do erro

Para “capturar” a imagem do erro na tela, siga os seguintes passos:

  1. Abra a janela contendo o erro para que fique visível em seu monitor.

  2. Aperte a tecla PrintScreen do seu teclado para capturar a tela do monitor.

  3. Abra o editor Paint (em Iniciar> Programas> Acessórios > Paint) do Windows ou outro editorde imagens qualquer.

  4. Clique no menu Editar> Colar ou aperte Ctrl+v para colar a imagem capturada.

  5. Clique no menu Arquivo> Salvar como.

  6. Em Nome do Arquivo digite o nome de sua imagem.

  7. Em Salvar como tipo escolha a opção JPEG ou JPG.

  8. No formulário de notificação, no campo Tela de erro clique no botão e selecione o arquivo salvo.

Por fim, o aluno deverá enviar a mensagem. Caso seja necessário, o suporte entrará em contato via e-mail para maiores informações.

  1. Como é feito o cálculo do CR e CR acumulável?

Resposta: Ambos são feitos através do cálculo da média ponderada entre as disciplinas.

 

  1. Ex-aluno do CEFET tem acesso ao portal do aluno?

Resposta: Não. Somente os alunos matriculados.

 

  1. Desejo trancar uma disciplina. Como proceder?

Resposta: Procurar o DERAC e dar entrada via requerimento.

  1. Todas as disciplinas cursadas são contabilizadas no meu histórico escolar?

Resposta: Sim, desde que elas pertençam a sua grade curricular.

 

  1. Cursei uma disciplina equivalente e a mesma não consta como vencida no meu histórico de Integralização Curricular. O que fazer?

Resposta: O aluno deve procurar a sua coordenação para que ele possa verificar se existe equivalência e solicitar a verificação do cadastro no DERAC.

  1. Eu cursei uma disciplina, mas o professor ainda não lançou a nota. Posso ter problemas na matrícula?

Resposta: Sim. A nota não entrará no cálculo do CR e se solicitar disciplina cujo pré-requisito seja esta disciplina, não conseguirá.

 

  1. Em quantas fases são a matrícula?

Resposta: 2 fases.

A primeira fase, aberta para todos os cursos que possuam as disciplinas ofertadas no currículo.

A segunda fase permite apenas a inclusão de disciplinas, as aceitas na primeira fase não podem ser excluídas.

  1. Como é realizado o processamento de matrícula?

Resposta: Conforme regras estabelecidas pela instituição e descritas no manual do aluno.

 

  1. Ao fazer a solicitação, o aluno indica que alguma disciplina não está disponível. O que fazer?

Resposta: As disciplinas são divididas na parte principal da solicitação de matrícula de acordo com os períodos. Entretanto, é necessário verificar se alguma das disciplinas que o aluno procura está na parte inferior, sob o título “disciplinas de outros cursos” ou Período Indeterminado.

Caso a disciplina não esteja em nenhum desses dois lugares, é necessário procurar o departamento que a oferece e verificar se o aluno de fato possui direito a requisitá-la. Descubra se a disciplina foi ofertada e se está disponível para o aluno. Para isso, é preciso verificar o escopo da disciplina.

Escopo 1 restringe a solicitação aos alunos do curso.

Escopo 2 restringe a solicitação para alunos que tenham a disciplina na grade.

Escopo 3 permite a solicitação para qualquer aluno.

 

  1. Errei a solicitação, posso fazer novamente?

Resposta: Essa é uma novidade, o aluno pode fazer a solicitação quantas vezes achar necessário até o último dia de solicitação de matrícula. Será processada a última solicitação realizada.

  1. Preciso fazer a solicitação no primeiro dia? Dizem que quem faz primeiro garante a matrícula. É verdade?

Resposta: Isso não é verdade! O aluno é matriculado nas disciplinas solicitadas conforme seu coeficiente de rendimento acumulado (CRA). Que é a média de todos os coeficientes (CRA) do aluno no curso. Portanto, o processamento de matrícula não observa a data que o aluno fez a solicitação.

  1. Cancelamento de turma? Como faço?

Resposta: Basta desmarcar na(s) turma(s) selecionada(s) e clicar em SOLICITAR MATRÍCULA para registrar a solicitação de cancelamento de turma.

Atenção! Se você desmarcar as turmas e não clicar no botão solicitar matrícula, seu cancelamento não será efetivado.

  1. Como faço para encontrar as disciplinas optativas ofertadas na hora que eu estiver fazendo a matrícula no portal?

Resposta: Basta clicar em período indeterminado logo abaixo do último período das obrigatórias. Vão aparecer todas as optativas ofertadas para o período da sua matriz curricular.

  1. Fui realizar minha matrícula e não encontrei a disciplina desejada, e agora?

Resposta: A disciplina desejada não foi ofertada para o ano/semestre. Para isso, você deve procurar orientação na coordenação do seu curso para saber quando será ofertada a disciplina.

 

19) Por que o Sistema fica lento nos primeiros dias?

Resposta: Por que a maioria dos alunos entendem que quem faz primeiro a solicitação consegue matrícula. Isso é inverdade e sobrecarrega o computador. Aconselhamos aos alunos que façam sua matrícula durante a semana de solicitação e não no primeiro dia.

 

20) O que é matriz curricular, ano/versão de curso, currículo do aluno?

Resposta: Todas possuem o mesmo significado. É o elenco de disciplinas (obrigatórias e optativas) do seu curso identificadas por ano e que o aluno tem que cursar para obter a formatura. Podem ser visualizadas na opção Aluno, do site do CEFET, no relatório de Integralização Curricular.

 

21) Resultado do processamento de matrículas – como entender o resultado?

1) Aceito/Matriculado:

Você foi aceito na disciplina solicitada.

2)Falta de vagas:

a. Foram ofertadas 15 vagas para a turma e o coeficiente ACUMULADO do aluno é o 16º do curso, então é rejeitado por falta de vagas.

3)Rejeição por falta de pré-requisitos:

a. O aluno não cumpriu o pré-requisito da disciplina solicitada. Caso haja equivalência entre os pré-requisitos e o aluno tenha cursado e o aluno não conseguiu a matrícula, o aluno terá que procurar o coordenador de curso para registrar equivalência entre elas, se pertinente;

b. No caso de Eletiva observar o pré-requisito da disciplina da matriz curricular de origem (de qual matriz curricular essa disciplina foi ofertada).

 

4) Rejeição por já estar matriculado/aprovado:

a. O aluno obteve aproveitamento de estudos ou aprovação na disciplina e fez a solicitação novamente.

 

5) Rejeição por conflito de horário:

i. O aluno não percebeu que a disciplina rejeitada conflita horário.

ii. Acontece quando a disciplina do semestre anterior não foi registrada e conflita horário com a solicitação do semestre atual.