EVENTO: V Semana de Turismo
A V Semana de Turismo promete agitar o campus Petrópolis com discussões sobre a criatividade no espaço urbano, com foco especial em lugares turísticos. A programação está repleta de atividades, entre elas, palestras, oficinas, exposições e mostra acadêmica. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Confira as informações do evento:
Tema: “Turismo e Cidades Criativas”
Data: de 22 a 26 de maio de 2017
Horário: tarde e noite
Local: Salão Nobre, salas e saguão do campus
Sobre o V Semana de Turismo:
Promovida pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo, com apoio do projeto de extensão Eventual Cefet, a V Semana de Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis tem como objetivo promover discussões sobre temáticas relevantes da área, envolvendo alunos, professores, convidados e demais interessados nos temas relacionados ao turismo.
A abertura solene do evento – que será realizada na segunda-feira, dia 22, às 18h30, no Salão Nobre da unidade – contará com o debate “Cidades Criativas e Inventadas”. Os convidados serão a professora Denise Siqueira, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, e o holandês Greg Richards, docente da Tilburg University e referência mundial nos estudos sobre Turismo Criativo, que participará via Skype.
O tema "Turismo e Cidades Criativas” será o norte das atividades que compõem a programação do evento. Além de palestras, mesas-redondas e oficinas, neste ano acontecerá a IV Mostra Acadêmica, com exposição em formato de painel de trabalhos de graduandos e graduados. Outro destaque é o II Seminário “Pesquisas Interdisciplinares em Turismo”, que reúne apresentações dos projetos de pesquisa e áreas de orientação dos docentes do Curso de Turismo do campus.
Confira a programação completa na página do Facebook da Semana.
A temática da criatividade associada ao desenvolvimento urbano tem sido o foco de variadas abordagens acadêmicas nos últimos anos. Costa et al (2009) destacam três vertentes na exploração das relações entre criatividade e promoção do desenvolvimento urbano: a) a necessidade de criatividade nos instrumentos e nas soluções associadas aos novos contextos urbanos; b) o foco nas atividades e setores criativos como bases fundamentais para o desenvolvimento urbano; c) a necessidade de atrair recursos humanos criativos. Nesse contexto, a atividade turística se projeta cada vez mais como forma de agregar iniciativas e projetos criativos nas localidades em que se desenvolve.
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Redes Sociais