Aluno do campus Petrópolis fica em 1º lugar no estado do Rio em Olimpíada de Matemática
Pedro de Oliveira Emerick é um medalhista olímpico na área da matemática. Já são três ouros e duas pratas conquistadas nas últimas cinco edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O terceiro e mais recente ouro foi conquistado no dia 22 de novembro, quando foi divulgado o resultado da competição: o estudante ficou em 1º lugar no estado do Rio de Janeiro e em 11º do Brasil, empatado com um candidato de Alagoas, entre os alunos do ensino médio.
Pedro de Oliveira Emerick conquistou mais um ouro na OBMEP, totalizando cinco medalhas.
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP teve mais de 18 milhões de estudantes inscritos, divididos em três níveis: nível 1, para alunos do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano; e nível 3, para qualquer ano do ensino médio. A Olimpíada, que tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no país, é voltada para os estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Nesta 13ª edição, a competição se estendeu também para as escolas privadas, sendo unificada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que é responsável por selecionar os melhores alunos na área para representar o país em competições internacionais. Os 300 mais bem colocados na 2ª fase da OBMEP, entre eles o Pedro, foram então convidados a participar da OBM, cujas provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de novembro.
Pedro, que é aluno do 2º ano do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do campus Petrópolis, participa da OBMEP desde o 6º ano do ensino fundamental, quando recebeu menção honrosa. Desde lá, sempre compete e conquista medalhas, mantendo-se estimulado a cada novo desafio. “Estou muito feliz com o resultado. E Cefet/RJ campus Petrópolis tem me ajudado bastante na preparação, seja na matemática, como na física, área na qual sou bolsista de iniciação científica”, conta Pedro.
Na física, o aluno também foi destaque neste ano ao conquistar a medalha de ouro pela 1ª série do ensino médio, em âmbito nacional, pela Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2016. Além disso, ele foi um dos 12 estudantes do Brasil classificados para participar da seletiva que definirá os representantes brasileiros na edição 2018 de duas olimpíadas internacionais de Física: a International Physics Olympiad (IPhO) e a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).
Redes Sociais