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Educação ambiental na escola: abordando e ensinando práticas sustentáveis

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 16h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 16h17 | Acessos: 532

Sustentabilidade ambiental. Um conceito cada vez mais importante; um objetivo essencial para o futuro do planeta. É por essa sustentabilidade que o projeto de extensão “Educação Ambiental na escola: desenvolvendo atividades e metodologias aplicáveis”, do Cefet/RJ Petrópolis, tem trabalhado em suas redes sociais e no desenvolvimento de um conteúdo aberto a todos os públicos, mas direcionado, sobretudo, para escolas de educação básica.

  

Exemplo de postagens nas redes sociais do projeto.

“Acredito que sem a harmonia entre nós e o meio ambiente nossa passagem como humanidade pela Terra será cada vez mais rápida e dolorosa. Como nós ainda não temos o hábito de olhar para o impacto das nossas ações de forma crítica, precisamos começar o quanto antes a desenvolver este lado em todos. O nosso projeto toca justamente neste ponto: incentivar o desenvolvimento crítico e sensível para a temática ambiental de toda comunidade”, afirmou Isabelle Macedo, aluna do 4º período da Engenharia de Computação, que foi bolsista do projeto por mais de um ano e hoje é voluntária.  

Atuando desde 2017, a iniciativa tem aplicado a experiência adquirida no trabalho presencial na criação de postagens para Instagram e Facebook e na formatação de uma cartilha para ser disponibilizada gratuitamente em versão digital às escolas, como ferramenta de suporte de ações interdisciplinares que abordem questões ambientais. “O ponto mais claro do nosso projeto é esse: o desenvolvimento da comunidade como um todo. Visamos principalmente falar com os alunos, em sua maioria crianças, mas não trabalhamos somente esses públicos. Quando presencial, trabalhávamos até dentro da cozinha das escolas, implantamos hortas e compostagem. Agora, com a pandemia, visamos muito ainda a relação aluno-professor, pois acreditamos que estes alunos serão parte de um futuro que tem potencial para ser muito melhor”, declarou Isabelle.

A estudante também ressaltou a importância do desenvolvimento e da divulgação dos conteúdos sobre educação ambiental para atingir além do público das escolas. Segundo ela, a partir da realização de eventos, de postagens mais sérias ou de conteúdos mais voltados para a prática, “enxergamos que podíamos ser muito mais didáticos e abrangentes sem perder o foco”. Uma das ações de maior destaque do projeto foi a palestra “Percepção ambiental: cenários e desafios“, promovida em junho e ministrada por Genebaldo Freire Dias, doutor em Ecologia e autor de 19 livros sobre a temática ambiental.

A palestra "Percepção ambiental: cenários e desafios" foi realizada no dia 14 de junho.

No momento, a iniciativa também tem se dedicado à construção de um jogo eletrônico gratuito, que abordará a coleta seletiva, ensinando de maneira lúdica como se deve separar os resíduos e quais coletores devem ser despejados os materiais recicláveis e não recicláveis. Um desafio, de acordo com Isabelle, que geralmente fica responsável pela criação das artes do projeto e que, como jogo, tem conectado duas áreas que ela tanto ama: educação ambiental e computação.

 

Equipe do projeto Educação Ambiental na Escola

Coordenadora: Suzana Santos Campos

Cocoordenadora: Luciana Castro

Aluna bolsista: Anna Clara Paulino Ferraz

Alunas voluntárias: Manuela Marques Ramos Abaracon e Isabelle Ferreira Macedo

 

Redes sociais do projeto:

Instagram: https://www.instagram.com/educacaoambiental.cefet/ 

Facebook: https://www.facebook.com/educacaoambiental.cefet.

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