Redução do Risco de Desastres: parceria entre Cefet/RJ e Garde será apresentada em palestra no dia 26 de abril
Chuvas torrenciais, enchentes e deslizamentos de terra. Anualmente, Petrópolis – assim como outras cidades do estado do Rio de Janeiro – vivencia fortes eventos climáticos e desastres naturais como esses. Buscando trocar experiências e atuar em conjunto pela redução do risco de desastres, o Cefet/RJ e a Associação Global para Resiliência, Redução do Risco de Desastres e Meio Ambiente (Garde) assinaram um termo de cooperação técnica em março e vão apresentar sua nova parceria e suas futuras ações no dia 26 de abril, às 14h30, no Salão Nobre do Cefet/RJ Uned Petrópolis.
"Cefet/RJ Uned Petropólis e Garde: pela redução de risco de desastres no estado do Rio de Janeiro" é a primeira das ações pretendidas pela parceria, que inclui ainda:
- organizar seminários e outras atividades de pesquisa e extensão sobre a temática;
- desenvolver tecnologias para gestão ambiental e redução do risco de desastres;
- realizar a gestão de dados socioambientais;
- desenvolver programas de estágio direcionados para alunos do Cefet/RJ na sede da Garde, em Petrópolis.
Sobre a parceria Garde e Cefet/RJ
Em 2021, a Garde e o projeto de extensão “No batuque das águas do Caxambu”, do Cefet/RJ Petrópolis, organizaram em conjunto o primeiro seminário “Desastres da Região Serrana”. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil para a troca de experiências e informações sobre a redução de risco de desastres na Região Serrana do Rio sob a ótica da comunicação para prevenção.
Agora em 2023, um dos objetivos da parceria oficialmente firmada entre as instituições é dar continuidade ao ciclo de seminários e ampliar ainda mais o debate sobre a temática. “A Garde atua em uma esfera multissetorial em prol de uma sociedade mais justa e integrada”, destacou Camila Ponte, cofundadora da Garde. Segundo Camila, a associação tem como missão promover o desenvolvimento em comunidades afetadas por desastres e impactos ambientais por meio de tecnologias e alternativas que fortaleçam a resiliência e adaptação dessas comunidades. “A parceria Garde e Cefet/RJ pretende estimular o compartilhamento de experiências para a redução do risco de desastres no Estado do Rio de Janeiro sob a lente da territorialização das diretrizes internacionais e da participação comunitária”, ressaltou.
A cooperação prevê ainda a promoção de atividades de aperfeiçoamento acadêmico dos alunos do Cefet/RJ Uned Petrópolis a partir de workshops, treinamentos, intercâmbio de experiências profissionais e na seleção de discentes para estágio na Garde.
“Penso que essa parceria trará muitos frutos, não só para o Cefet/RJ, mas sobretudo para a cidade de Petrópolis, pois pretende promover ações para o desenvolvimento de tecnologias para mitigar os riscos de desastres. Além disso, pretendemos estabelecer um diálogo com a sociedade (interna e externa ao Cefet/RJ) através de eventos, palestras, mesas-redondas. Esse é um movimento necessário, especialmente após tudo que vivemos na tragédia das enchentes de 2022”, declarou Felipe Henriques, diretor do Cefet/RJ Uned Petrópolis.
Além de Felipe Henriques, os professores do Cefet/RJ que fazem parte da parceria com a Garde são: Jurair Rosa, Laura Assis, André Felipe Monteiro, Patrícia Souza Lima, Fernando Pessoa e Bruno Lago, da unidade Petrópolis; Aline Riccioni de Melos e Felipe das Neves Roque da Silva, da unidade Maracanã, e Dacy Lobosco, da unidade Nova Friburgo.
Redes Sociais