Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Congresso de Atividades de Aventura encerra edição de 2024 com mais de 400 participantes
Início do conteúdo da página

Congresso de Atividades de Aventura encerra edição de 2024 com mais de 400 participantes

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 17h10 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 19h49 | Acessos: 666

O Congresso Brasileiro e Internacional de Atividades de Aventura (CBAA-CIAA), realizado entre os dias 22 e 25 de maio em Petrópolis, divulgou os números da edição deste ano. Foram 437 pessoas inscritas no evento, entre professores, pesquisadores, estudantes e guias, de 27 diferentes áreas do conhecimento, sobretudo Educação Física, Turismo e Educação. Os participantes contaram com uma programação extensa, que reuniu 130 apresentações de trabalho (em formato oral ou pôster) e mais de 40 atividades, entre minicursos, oficinas, mesas-redondas e ações esportivas, vivenciais e culturais.

Iniciação à escalada e ao rapel no Morro Castelinho

“O CBAA-CIAA mais do que superou a nossa expectativa”, declarou Marcelo Porretti, professor do Cefet/RJ Petrópolis e coordenador geral do congresso. “De uma forma geral, o público que veio, do Brasil inteiro, para o evento saiu daqui com um olhar diferenciado de Petrópolis, saiu com um olhar para além da aventura, para além do centro histórico. Eles entenderem a questão arquitetônica, cultural e ambiental de Petrópolis, mas também como que a questão do turismo de aventura e das atividades de aventura são um eixo fundamental do nosso município. E é isso que acho que foi o grande legado que conseguimos trazer aqui com o evento”, afirmou.

A maior parte das atividades acadêmicas foi realizada no Cefet/RJ Petrópolis e na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), organizadores do evento ao lado do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) da Unesp de Rio Claro (SP).  Outras ações aconteceram ao ar livre, como o CityTour da Aventura, que apresentou o centro histórico a partir de oficinas de orientação, slackline, skate e parkour.  As atividades vivenciais do Congresso também exploraram a cidade e a região por meio de trilhas, caminhadas, escaladas, rapel e passeio de quadriciclo, entre outros, em vários pontos de Petrópolis e arredores, como Castelinho, Secretário, Reserva Biológica Estadual de Araras e Parque Natural Municipal Padre Quinha.

Aula de skate na Praça da Liberdade  (CityTour da Aventura)

Na sexta, dia 24, o CBAA-CIAA organizou a Feira de Aventura na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), evento gratuito e aberto ao público em geral. A Feira contou com estandes ligados ao conteúdo da Educação Física Escolar e de marcas e instituições parceiras, e com atividades de slackline e simulação de voo de asa-delta. Em frente à praça, o Centro de Cultura Raul de Leoni recebeu uma exposição de fotos relacionadas às atividades de aventura, um cinedebate e duas mesas-redondas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página