Professor da Uned Petrópolis representa o Cefet/RJ no programa federal Caminhos Amefricanos – Colômbia
O professor de artes/música do Cefet/RJ Petrópolis Renan Ribeiro foi um dos 50 docentes da educação básica selecionados em todo Brasil para participar do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul (edição Colômbia). A iniciativa – construída pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) – busca combater o racismo e promover a igualdade racial por meio de intercâmbios de curta duração no exterior, sobretudo em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Atividade realizada em Bogotá no âmbito do Programa Caminhos Amefricanos
O intercâmbio vem sendo realizado em Bogotá, na Colômbia, desde o dia 4 de novembro e terá duração de 15 dias. A partir de atividades de formação sobre educação para relações étnico-raciais, visitas guiadas e rodas de conversa, o programa visa produzir e socializar conhecimentos construídos em cooperação com países do Sul Global.
“Esse programa busca promover a troca de experiências e estratégias antirracistas entre docentes que desenvolvem ações com os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) há alguns anos, fortalecendo debates e apoiando a formulação de políticas públicas antirracistas”, afirmou Renan, que coordena o NEABI Petrópolis e preside o Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (FORNEABI) do Cefet/RJ.
As atividades do intercâmbio têm sido realizadas em conjunto com docentes da Secretaría de Bogotá, com foco na educação das relações étnico-raciais. De acordo com Renan, o evento também se relaciona com a sua própria prática docente e de professores da área de artes/humanidades que desenvolvem pesquisas sobre musicalidades ou corporeidades da diáspora africana.
Docentes participantes do programa em Bogotá, Colômbia. O professor Renan Ribeiro segura a ponta esquerda da bandeira do Brasil
Sobre o professor Renan Ribeiro
Formado em Licenciatura em Música (UFRJ), Renan Ribeiro tem mestrado em Relações Étnico-Raciais (Cefet/RJ), doutorado em Música (Unirio) e pós-doutorado em Educação (Uerj). Além de docente da unidade Petrópolis, Renan é professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Relações Étnico-Raciais e do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Relações Étnico-Raciais e Educação do Cefet/RJ. É coordenador do NEABI Petrópolis e presidente do FORNEABI do Cefet/RJ e participa como membro das Bancas de Heteroidentificação realizadas pelo Comitê de Ações Afirmativas e Cotas Étnico-Raciais (CPICER) da instituição.
Sobre o Programa Caminhos Amefricanos
Além de incentivar a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo, o programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul busca fortalecer a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.
Suas ações estão em conformidade com os acordos e tratados internacionais relacionados ao racismo e à discriminação racial e em consonância com as leis nacionais que objetivam o combate e a superação do racismo na sociedade brasileira, como o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei n° 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
Redes Sociais