Aluno do ensino médio se destaca na Olimpíada Brasileira de Informática
Em sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o aluno Pedro Sanches – do 1º ano do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações do Cefet/RJ Petrópolis – conquistou o certificado de Honra ao Mérito na competição. Pedro competiu na modalidade Programação Nível I, garantindo a 5ª colocação no estado do Rio de Janeiro e o 32º lugar no Brasil, entre 2.261 participantes.
Pedro faz parte do projeto de extensão Grupo de Treinamento para Competições de Programação (GTComP) da unidade Petrópolis, coordenado pelos professores Diego Haddad e Luis Claudio Batista. A iniciativa, que conta com a parceria do grupo de Competições de Programação e Algoritmos da UFRJ, realiza sessões de treinamento e minicursos, nos quais apresenta metodologias e estratégias para abordar problemas semelhantes aos das competições da área de programação. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos participantes, como raciocínio lógico, modelagem matemática, trabalho em equipe, entre outras.
“Basicamente tudo o que eu aprendi de programação foi graças ao Cefet/RJ Petrópolis e ao projeto de extensão GTComP. Eles começaram as aulas praticamente um mês antes da primeira fase, a prova regional, e, por conta desse projeto, consegui avançar até a fase nacional, que ocorreu no final de setembro”, ressaltou Pedro.
O estudante declarou estar muito feliz pela menção honrosa e afirmou que o resultado é um incentivo para participar novamente em 2025. E complementou: “também por conta do projeto e da olimpíada, tenho agora um interesse muito grande de estudar na graduação um curso na área de computação”.
A Olimpíada Brasileira de Informática é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e conta com a organização do Instituto de Computação da Unicamp. Realizada em três fases (local, estadual e nacional), a OBI tem entre seus objetivos estimular o interesse pela computação e por ciências em geral, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos em ciência da computação.
Pedro Sanches é aluno do 1º ano do ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis
Redes Sociais