Alunos de Engenharia de Computação do campus Petrópolis publicam artigo em periódico internacional
Como produto de seus projetos de iniciação científica, realizados em 2018 no Cefet/RJ campus Petrópolis, os alunos de Engenharia de Computação Guilherme da Rosa Ferreira e Pedro Henrique Campelo Silva tiveram o artigo “Sparsity-Aware Reuse of Coefficients NLMS” publicado no periódico internacional Electronics Letters em março de 2019. A revista – que reúne as mais modernas inovações da engenharia eletrônica e de áreas relacionadas, como as telecomunicações e as tecnologias biomédicas e ópticas – é classificada com o Qualis A1 na área de Ciência da Computação e A2 na área de Engenharias IV, os dois mais altos níveis de qualidade de uma produção científica e de impacto para a comunidade acadêmica.
O artigo também tem como coautores o professor do Cefet/RJ campus Petrópolis Diego Barreto Haddad, orientador de iniciação científica dos alunos, e o docente do IFRJ campus Paracambi Leonardo Resende. Resende cursa doutorado na Coppe/UFRJ, onde também é orientado pelo professor Diego. “É muito relevante termos nossos alunos da graduação com maturidade para desenvolver uma pesquisa reconhecida internacionalmente”, destaca Diego Haddad.
“Sparsity-Aware Reuse of Coefficients NLMS” – na tradução, “Reúso de coeficientes NLMS com consciência da esparsidade” – propõe a inserção, num algoritmo adaptativo de identificação, de uma informação acerca da esparsidade capaz de efetuar de maneira mais rápida a identificação de um sistema desconhecido. Em telecomunicações, algoritmos adaptativos apresentam aplicações importantes, porque podem equalizar canais de comunicação digital e garantir, por exemplo, a efetividade da comunicação de celulares com a base de uma operadora de telefonia. O artigo também adota a técnica de reúso de coeficientes para tornar o algoritmo mais insensível aos efeitos nocivos do ruído, apresentando, ao final, um algoritmo com baixo custo computacional, se comparado a alternativas na mesma área de estudo.
Redes Sociais