Uned Petrópolis apresenta cinco trabalhos em evento estadual de educação matemática
Alunos e professores do curso de licenciatura em Matemática do Cefet/RJ Uned Petrópolis participaram, nos dias 8 e 9 de novembro, do IX Encontro Estadual de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (EEMAT-RJ), realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj), em Duque de Caxias. O grupo apresentou cinco trabalhos no evento, que é promovido pela regional do estado do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RJ).
Docentes e discentes da Uned Petrópolis no IX EEMAT
O EEMAT-RJ é realizado a cada três anos e busca divulgar as tendências mais atuais da educação matemática nos diversos níveis de ensino. O encontro reúne docentes desde a educação infantil até o ensino superior, pesquisadores da área e estudantes de licenciatura. Na edição deste ano, o Cefet/RJ Uned Petrópolis foi representado pelos professores Flávia Fadel, Juliano Santos, Paulo Henrique Apipe, Rafael Ferrara, Teresa Raquel de Carvalho e Thiago Brañas de Melo; e pelos discentes Cecília Queiroz, João Vitor Miranda, Joicilene Lopes, Kimberly Correa, Nicollas Bruno, Rayan Wilbert e Thayná Fernandes.
Com o tema “Onde a educação matemática acontece: lugares e entrelugares”, o EEMAT contou com conferências, minicursos, mesas-redondas, comunicações científicas, relatos de experiências e exposição de pôsteres. Ao final do evento, foi realizada a posse da nova diretoria da SBEM-RJ, que inclui o professor da Uned Petrópolis Paulo Henrique Apipe, que assumiu como segundo secretário. Além disso, a unidade teve sua candidatura aceita para sediar a próxima edição do evento, que acontecerá em 2027.
O IX EEMAT reuniu diversos atores da educação matemática e buscou promover o desenvolvimento profissional docente
Confira os trabalhos da Uned Petrópolis apresentados no IX EEMAT-RJ:
[Pôster] Reflexões sobre a formação e os critérios de entrada na carreira docente para professores de matemática em centros e institutos federais
Autores: Joicilene de Paula Lopes e Paulo Apipe
[Comunicação Científica] Raça, ensino de matemática e educação matemática: do currículo à sala de aula
Autoras: Kimberly Cabalini Correa e Flávia Trópia Fadel
[Comunicação Científica] Análise de redes sociais dos artigos do grupo MatematiQueer: 2020-2024
Autores: Leonardo Maciel dos Santos, Felipe Couto, Paulo Apipe e Agnaldo da Conceição Esquincalha
[Comunicação Científica] O uso do Geogebra como ferramenta para o estudo das funções quadráticas: uma atividade introdutória e investigativa
Autores: João Vitor Curioni de Miranda, Thayná Toledo Fernandes, Paulo Apipe e Thiago Brañas de Melo
[Relato de Experiência] A utilização de jogos no ensino de frações em turmas do sexto ano
Autores: Cecília P. R. de Queiroz, João Vitor Nunes da Silva, Juliano Deividy Braga Santos, Raul Milagres de Macedo
Redes Sociais