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CPPD EM RETROSPECTIVA

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 18h45 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 01h27 | Acessos: 2854

Toda comissão tem uma história por trás. A nossa começou ao sermos eleitos e concretizou-se em março de 2024. Nesse caminho, tivemos gradativamente acesso ao SUAP, onde recebemos muitos processos e os classificamos conforme a sua natureza, para finalmente analisá-los.  Em seguida, chegaram aos poucos, o acesso ao e-mail institucional da CPPD, o acesso ao Banco do Simec para os sorteios das bancas de RSC e muito recentemente, tivemos acesso à sala física da comissão, no Campus Maracanã. Realizamos periodicamente reuniões para análise de casos e estreitamos laços para trocas e melhor entendimento dos trâmites, com a DGP.   

 

A CPPD EM NÚMEROS

 

ATAS

RT

PROGRESSÕES/

PROMOÇOES

RSC

PROMOÇÃO À TITULAR

AFASTAMENTO/

CAPACITAÇÃO

OUTROS

1

75

15

 

 

5

5

2

11

27

1

1

 

 

3

10

11

1

 

2

 

4

2

14

2

 

 

 

5

2

24

5

2

1

3

 

 

O que fizemos em, praticamente, dois meses ?

 

Conduzimos até o dia 28 de maio de 2024,  um total de 219 processos. Sendo estes, em sua maioria, formados pelas Progressões/Promoções, que inserem as mudanças de níveis/classes, assim como as Acelerações e aprovações de Estágio Probatório  e os processos de Retribuição por Títulos. Hoje, temos 161 processos em aberto,  para cuidar e que já estão sendo distribuídos aos membros da equipe. Em outras palavras, conseguimos analisar e encaminhar cerca de 57,6 % dos processos, do total que havia.

 

Nosso segredo

 

A atual gestão não lida com números de processos, mas com as pessoas que são representadas por eles. Seguimos criteriosamente a ordem em que aparecem para nós, pois o SUAP nos indica o tempo de inatividade de cada processo, e procedemos as análises devidas com muita dedicação.

Nos comunicamos por e-mail, pelo próprio processo e pela Plataforma Teams, da Microsoft, sempre que necessário. Estamos atualmente organizando o nosso e-mail e o nosso espaço no site da instituição e na medida possível, responderemos àqueles que nos contactarem para orientações.

 

Nossas maiores dificuldades

 

Poucos sabem dos trâmites, desde a chegada de um processo até o seu encaminhamento à DGP,  e tão logo seja possível, faremos e divulgaremos os fluxogramas de cada processo que cuidamos. Essa é uma das metas que discutimos em uma das nossas primeiras reuniões, no início de março de 2024.  Optamos nesse momento por não os fazer, para dispensar nosso tempo nas análises e encaminhamentos  de um  maior número de processos possíveis, pois há muitos ainda na fila. Os processos que chegam com dados errados, faltando assinaturas, faltando comprovantes, com a CCO errada, são os maiores entraves à nossa análise e fluidez.

Quando o assunto é RSC, após o sorteio da banca de avaliadores, encaminhamos os convites e aguardamos os seus aceites. Uma vez que aceitem realizar a análise, teoricamente deveriam encaminhar à CPPD seus pareceres em até 10 dias úteis. Essa dinâmica, em sua grande maioria, fica dificultada, pois os avaliadores nem sempre respondem prontamente, nos levando a realizar outros sorteios e a retomar ao processo praticamente do zero.

 

Nossos desafios

 

                  A gestão atual da CPPD já está produzindo documentação tanto interna quanto externa, para orientar a condução dos  seus processos, de forma a dar transparência ao seu fazer e a criar mecanismos de facilitação a todos os envolvidos, a começar pelos membros da equipe, chegando aos docentes que solicitam suas análises.

                  Trabalharemos, em breve, na formação dos processos em si, pois após estudo, percebemos que uma grande parte da comunidade tem dificuldade de montar seus processos, assim como inseri-los no SUAP. Faremos visitas aos campi para essa ação, levando as informações pertinentes que somarão na produção e inserção dos processos no sistema, pois entendemos que se esses chegarem com uma menor margem de erro, ganharemos celeridade na condução.

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