Serviços e Requerimentos
O Departamento de Gestão de Pessoas informa que partir de 06/06/2022 os assuntos abaixo relacionados serão atendidos PREFERENCIALMENTE através dos canais disponíveis para essa finalidade.
De acordo com a PORTARIA SGP/SEDGG/ME Nº 4.764, de 27 de abril de 2021, as Unidades de Gestão de Pessoas ficam obrigadas a utilizar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo órgão central do SIPEC.
Atualmente existem quatro canais disponíveis para atendimento às demandas dos servidores relacionados ao assunto de pessoal: Sistema de Chamados, SOUGOV, SIGEPE – Módulo de Requerimentos e E-MAIL (abertura de tramitação de processos), cujo objetivo visa adequação às ferramentas tecnológicas, de modo a aprimorar o gerenciamento e o tempo de resposta dos atendimentos das demandas enviadas ao Departamento.
Assim, por orientação da referida portaria, os serviços já disponíveis no SOUGOV e no módulo de Requerimentos do SIGEPE deverão ser atendidos exclusivamente por estes canais. Os pedidos realizados sem observância dessas normas serão devolvidos ao usuário sem análise.
1 - SISTEMA DE CHAMADOS
Através deste canal os servidores poderão solicitar atendimento sobre os diversos assuntos. O registro das demandas via sistema de chamados possibilita a realização de um controle gerencial e administrativo, com o acompanhamento de quantitativos de atendimentos prestados, prazo para resposta, demanda de trabalho do setor e melhor divisão de tarefas, levantamento de questões mais recorrentes, elaboração de respostas padronizadas, formalização e registro das informações prestadas etc. Os chamados são organizados por área, data de recebimento e status, possibilitando critério e ordem de atendimento de forma justa com todos aqueles que estão aguardando por uma resposta.
OBS.: Caso seja necessário o redirecionamento para outro canal, será sinalizado ao requerente durante o atendimento.
Assuntos atendidos pelo Sistema de Chamados
- Aposentadoria;
- Abono de permanência
- Concessão de Aposentadoria
- Contagem de Tempo de Contribuição
- Benefícios;
- Auxílio Funeral
- Auxílio Transporte
- Capacitação;
- Participação em ações desenvolvimento
- Custeio/SCDP p/ ações desenvolvimento
- Afastamentos e ADS
- Revisão PDP
- Avaliação de Desempenho TAE
- Em Estágio Probatório
- Estáveis
- Progressão por Mérito
- Certidão – Tempo de Contribuição
- Comprovante de Rendimentos; - aposentados e pensionistas
- Consolidados de Frequência;
- Desbloqueio de Usuários no SIGEPE;
- Dúvidas e informações:
- Afastamento para Júri e outros serviços obrigatórios;
- Afastamento/Folga por Convocação Eleitoral;
- Alteração de Carga Horária;
- Ausência p / Alistamento Eleitoral;
- Ausência para Doação de Sangue;
- Exoneração/Vacância;
- Horário especial ao servidor estudante;
- Horário Especial servidor ou dependente com deficiência;
- Incentivo à Qualificação;
- Licença para tratar de interesses particulares;
- Mudança de Regime de Trabalho;
- Progressão por Capacitação;
- Retribuição por Titulação;
- Outros assuntos
- Folha de Pagamento
- Exercícios Anteriores
- Inconsistências no Pagamento
- Pensão Alimentícia
- Prévia – Inconsistências na folha
- Frequência e Ponto Eletrônico;
- Férias (solicitações que não puderam ser realizadas no SIGEPE/FériasWeb);
- Legislação e Normas
- Averbação de Tempo de Contribuição
- Redução de Carga horária
- Outros assuntos
- Movimentação de Pessoal
- Cessão/Requisição
- Colaboração Técnica
- Exercício Provisório
- Redistribuição
- Remoção
- Outras dúvidas
- Pensão por morte
- Dúvidas e Informações
- Professor Substituto
- Tempo de Contribuição
- Prova de Vida
- Relatórios Funcionais do SIAPE
2 - SOUGOV
Canal de atendimento para consultas sobre dados cadastrais, dados funcionais, dados financeiros, solicitação de direitos e benefícios.
O aplicativo SOUGOV.BR também pode ser acessado em sua versão web, pelo computador, e oferece as funcionalidades constantes no link abaixo:
Serviços atendidos pelo SouGov.br
3 - SIGEPE – Módulo de Requerimentos
O Módulo de Requerimentos no SIGEPE é destinado aos servidores ativos, aposentados e pensionistas para o gerenciamento de forma eletrônica, dos requerimentos feitos pelo servidor para o Departamento de Gestão de Pessoas. O preenchimento dos formulários de solicitação, a anexação de documentos externos e toda a comunicação entre servidor e o DGP é realizada dentro do SIGEPE, com toda a segurança da assinatura eletrônica de documentos.
OBS.: Todos os servidores têm acesso ao módulo de Requerimento. Para acessá-lo, basta fazer o login no SIGEPE Servidor e acessar a opção Requerimentos Gerais no menu.
Confira abaixo a lista de requerimentos disponíveis:
-
Ajuda de Custo
-
Alteração de Dados Bancários
-
Assistência à Saúde Suplementar (Solicitação)
-
Ausência por Falecimento de Familiar
-
Ausência por Motivo de Casamento
-
Autorização de Acesso à Declaração de Ajuste Anual do IRPF
-
Auxilio Alimentação e Refeição
-
Auxílio Transporte
-
Averbação de Tempo de Contribuição
-
Cadastro de Estagiário
-
Cadastro de Servidor
-
Cadastro/Alteração de Dependente
-
Comprovante de Quitação de Plano de Saúde
-
Declaração - ocupante de DAS ou FCPE - Decreto 9.727/2019
-
Declaração Negativa de Participação Gerência Sociedade PRD
-
Declarações Legais
- Acumulação de Cargos
- Exercício de cargo ou emprego na Administração Pública
- Acúmulo legal de cargo ou emprego
- Exercício de atividade na iniciativa privada
- Autorização de acesso à Declaração de Ajuste do IRPF
- Parentesco com servidor do quadro de pessoal
- Participação de Gerência ou Administração de Sociedade Privada
-
Encaminhamento de Rendimentos Extra SIAPE
-
Licença Gestante/Adotante
-
Licença Paternidade e Prorrogação
-
Opção - Função Comissionada Técnica - FCT
-
Opção DAS e NES
-
Pagamento de Substituição
-
Termo de Opção de Remuneração de Ministro de Estado
-
Termo de Responsabilidade - Comprovante Extra SIAPE
Redes Sociais