8. EXTENSÃO
O Cefet/RJ acompanha a concepção e os marcos para o trabalho da extensão definidos no Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado e aprovado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), do qual a instituição participa com direito a voz e voto.
De modo geral, as ações de extensão englobam programas, projetos, cursos (de atualização, qualificação profissional, aperfeiçoamento, educação continuada etc.), eventos (realização de congressos, seminários, ciclos de debates, exposições, feiras, eventos esportivos, campanhas, apresentações artísticas), prestação de serviços, produção e publicação (de material impresso e multimídia) e outros produtos acadêmicos, voltados às áreas temáticas definidas como Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Direitos Humanos, Justiça e Cultura.
Na trajetória das ações caracterizadas como de extensão, desde a década de 1990, o Cefet/RJ vem desenvolvendo, consolidando e fortalecendo experiências exitosas, entendendo, como compromisso, a disponibilização e produção de conhecimentos em resposta às demandas da comunidade externa, e entendendo a realização acadêmica como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre a instituição e a sociedade.
Integrando o rol de atividades de extensão, há o Programa de Projetos e Bolsas de Extensão, que se desenvolve em consonância com o plano pedagógico dos cursos técnicos e de graduação. Como processos de complementaridade curricular, o Cefet/RJ desenvolve várias ações e atividades, como a Semana de Extensão, a Feira de Estágio e Emprego, o Programa Turma Cidadã, as incubadoras de empresas tecnológicas e de empreendimentos solidários sustentáveis, além das iniciativas estudantis: Cefet Jr. Consultoria e Enactus Cefet/RJ.
Para a viabilização das atividades extensionistas, busca-se, permanentemente, o apoio de agências de fomento com a submissão de nossas ações aos editais e programas externos.
Com relação à integração empresarial, há um setor interno especificamente para articular e viabilizar parcerias entre o mundo produtivo e o acadêmico, consolidando ações integradoras, com vistas à complementação da formação dos alunos oriundos do Cefet/RJ, onde são formalizadas e acompanhadas as ações pertinentes à inserção deles em oportunidades de estágio e emprego.
Redes Sociais