Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ abre inscrições em editais para mobilidade, transferência e portadores de diploma
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ abre inscrições em editais para mobilidade, transferência e portadores de diploma

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 11h51 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 11h51 | Acessos: 8631

Começam, na próxima segunda-feira (10), as inscrições para cinco editais de preenchimento de vagas em cursos de nível superior por meio de transferência interna e externa, seleção para portadores de diploma e programas de mobilidade acadêmica. Os processos seletivos são para ingresso no primeiro semestre de 2025 e foram divulgados por meio da Coordenadoria dos Cursos de Graduação (COGRA) do Cefet/RJ.

Confira, abaixo, os detalhes de cada modalidade:  

Transferência interna – 114 vagas destinadas a alunos de graduação da modalidade presencial, regularmente matriculados no Cefet/RJ, que desejam mudar de curso, de unidade ou ambos.

Transferência externa – 88 vagas destinadas a alunos de graduação em instituições públicas ou privadas que tenham cursado e integralizado, pelo menos, 30% da carga horária mínima do curso de origem. 

Portadores de diploma – 49 vagas destinadas a portadores de diploma em cursos superiores nacionais ou estrangeiros (revalidados e homologados no Brasil), reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Mobilidade acadêmica interna – seleção voltada para estudantes dos cursos de graduação do Cefet/RJ interessados em cursar até duas disciplinas de bacharelado, licenciatura ou superior em tecnologia da instituição, na modalidade presencial, no primeiro período de 2025.

Mobilidade acadêmica Andifes – programa coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que permite a estudantes de graduação das universidades federais realizarem parte de seus estudos em outra instituição federal por um período determinado, sem necessidade de transferência definitiva.

As inscrições para as seleções vão até 23 de fevereiro, exceto o edital da Andifes, cujo prazo final se encerra em 28 de fevereiro. Clique aqui para conferir os editais.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a COGRA pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página