Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Avaliação da CAPES: cinco programas de pós-graduação do Cefet/RJ ampliam desempenho
Início do conteúdo da página

Avaliação da CAPES: cinco programas de pós-graduação do Cefet/RJ ampliam desempenho

Publicado: Quarta, 21 de Janeiro de 2026, 13h22 | Última atualização em Quarta, 21 de Janeiro de 2026, 21h22 | Acessos: 389

Cinco programas de pós-graduação stricto sensu do Cefet/RJ aumentaram suas notas na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dos 11 programas da instituição, nove foram avaliados em 2025, e mais da metade registrou desempenho melhor do que no ciclo anterior, alcançando os conceitos 4 (bom) e 5 (muito bom) em uma escala de 1 a 7. A avaliação é referente ao período de 2021 a 2024.

Conforme os resultados preliminares, três programas de pós-graduação stricto sensu do Cefet/RJ alcançaram nota 5 (muito bom): os programas em Relações Étnico-Raciais (PPRER), Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO) e Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM). Já os programas em Ciência da Computação (PPCIC) e em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP) obtiveram nota 4 (bom). Os demais permaneceram com as notas da avaliação anterior, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), que manteve a nota 6 (excelência) pelo segundo ciclo consecutivo.

Gráfico evolutivo das notas dos programas de pós-graduação stricto sensu do Cefet/RJ nas avaliações quadrienais da CAPES

Para o diretor de pesquisa e pós-graduação do Cefet/RJ, Ronney Boloy, as notas obtidas consolidam o nível crescente da qualidade da pós-graduação da instituição e refletem o resultado das políticas institucionais de fomento à pesquisa e à inovação. “Alcançamos um desempenho superior ao ciclo anterior, e esse avanço reafirma o nosso compromisso com a formação de recursos humanos de alto nível, essenciais para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país”, avaliou.

A Avaliação Quadrienal da CAPES analisa a qualidade acadêmica e científica dos programas de mestrado e doutorado no Brasil, considerando critérios como formação e produção intelectual, impacto e programa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página