Com apoio de instituições, Petrópolis lança candidatura para sediar supercomputador do PBIA
O Cefet/RJ Petrópolis participou, na tarde de segunda-feira, dia 9 de fevereiro, do lançamento oficial da candidatura da cidade para sediar o novo supercomputador do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O evento foi promovido pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Conselho Municipal de Inovação (CMI) no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Diversas autoridades e representantes de instituições acadêmicas e do setor empresarial estiveram presentes no lançamento da campanha no LNCC.
A campanha sustenta que Petrópolis atende a todos os critérios para receber e gerenciar o novo supercomputador, principalmente em razão da estrutura instalada e da experiência do LNCC em computação de alto desempenho (HPC).
O laboratório já opera o supercomputador Santos Dumont, oferecendo governança técnica e segurança cibernética. Além disso, Petrópolis possui localização estratégica, próxima a importantes polos tecnológicos do país, e reúne diversas instituições de ensino superior e pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia.
Felipe Henriques, vice-presidente do CMI e diretor do Cefet/RJ Petrópolis, afirmou que a unidade seria diretamente impactada pela instalação do novo supercomputador, especialmente em função dos cursos voltados à área de tecnologia, como o ensino médio técnico em Telecomunicações e a Engenharia de Computação, além de outras graduações oferecidas pela instituição.
“Muitos alunos do Cefet/RJ já desenvolvem pesquisas em parceria com o LNCC, seja por meio de iniciação científica ou por meio de projetos com professores da instituição e pesquisadores do laboratório. A vinda do supercomputador do PBIA vai trazer ainda mais oportunidades para os nossos alunos e interação. Ou seja, seremos ainda mais protagonistas nessa parceria com o LNCC”, ressaltou Felipe.

Presidente do CMI e secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, apresenta a campanha
Além do Cefet/RJ Petrópolis, a cerimônia contou com representantes de diversas instituições da cidade, como LNCC, UFF, UNIFASE, Fiocruz e Faeterj. Também estiveram presentes autoridades municipais e estaduais – como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, o secretário de Turismo, Nei Carvalho, a secretária de Educação, Poliana Ferrarez, o vereador Gil Magno e o desembargador José Cláudio Fernandes –; representantes do deputado estadual Sérgio Fernandes, do deputado federal Hugo Leal e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), além de membros do setor empresarial e da sociedade civil.
O evento também marcou o lançamento da landing page oficial, que traz informações sobre a campanha, o supercomputador, o PBIA e um abaixo-assinado pela candidatura de Petrópolis. Os interessados podem participar acessando a página em https://super-computador.biomob.app/pt.
Sobre o supercomputador
O supercomputador integra o PBIA, estratégia nacional que visa transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público. O plano prevê a criação de um supercomputador de alta performance, essencial para o processamento de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados de IA.

Redes Sociais