Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Docentes do Cefet/RJ Petrópolis tomam posse no conselho consultivo do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida
Início do conteúdo da página

Docentes do Cefet/RJ Petrópolis tomam posse no conselho consultivo do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 20h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 21h20 | Acessos: 154

No último dia 29 de novembro, os professores do Cefet/RJ Petrópolis Fernando Pessoa e Marcelo Porretti tomaram posse no Conselho Consultivo do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida (MONASMC), passando a integrar a nova gestão da unidade de conservação.

Fernando Pessoa (à esq.) e Marcelo Porretti (à dir.), ao lado da bolsista do projeto Expedições, Tainara Guimarães

Localizado na Serra de Araras, em Petrópolis, o Monumento foi criado em 2022 pela Lei Estadual nº 9.756. A região tem cerca de 8 mil hectares de montanhas, picos rochosos, córregos e cachoeiras. O MONASMC tem como objetivo proteger a região, preservando a biodiversidade, fortalecendo o corredor ecológico da Mata Atlântica e o ecoturismo local, e evitando a ocupação ilegal do solo.

Desde o início, o Cefet/RJ Petrópolis apoiou o projeto de criação do MONASMC por meio do projeto de extensão Expedições do Cefet/RJ, coordenado por Fernando e Marcelo. A iniciativa trabalha com áreas naturais, trilhas e unidades de conservação de Petrópolis e contribui para a discussão sobre o planejamento e a gestão ambiental. "Enquanto Cefet/RJ Petrópolis e, principalmente, a partir das atividades e diálogos do projeto Expedições, tivemos a oportunidade de contribuir com o MONA Maria Comprida desde sua criação e agora em sua fase de implementação”, declarou Fernando.

O professor ressaltou a importância de o MONASMC ter um funcionamento adequado em termos de visitação, abrigando atividades que levem em consideração o montanhismo na educação básica do município. “Neste sentido, temos como um dos objetivos colaborar com atividades de interpretação ambiental que abordem temas relacionados à formação geológica/geomorfológica das montanhas desta unidade de conservação, que possuem um valor paisagístico utilizado como um dos principais critérios para a criação do Monumento Natural", frisou.

Já Marcelo Porretti enfatizou que o Cefet/RJ Petrópolis desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão no município de Petrópolis e que a participação no conselho do MONASMC permite que a instituição acompanhe os processos de organização e implementação das atividades que lá ocorrem. “Desta forma, temos um diálogo direto com o projeto Expedições do Cefet/RJ, com o curso de Bacharelado em Turismo da unidade e com algumas disciplinas que podem relacionar visitas técnicas neste espaço, ampliando nosso conhecimento e o dos estudantes. Essa troca de saberes é muito rica para ambos (MONASMC e Cefet/RJ)”, afirmou Marcelo.

Reunião de posse do Conselho Consultivo do MONASMC, realizada no dia 29 de novembro

Fim do conteúdo da página